Siga o OTD

Tóquio 2020

COI anuncia ajuste no sistema de classificação para Tóquio

Por conta do adiamento dos Jogos, os atletas acumularão pontos para o ranking olímpico de golfe até junho de 2021

Golfe - Classificação Olimpíadas de Tóquio - Adiamento - Ranking Olímpico Adilson da Silva
Adilson da Silva é o atual melhor colocado do Brasil no ranking (Foto: Divulgação/COB)

A Federação Internacional de Golfe (IGF na sigla em inglês) e o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciaram um ajuste ao sistema de classificação para a Olimpíada de Tóquio 2020, para acomodar as novas datas da competição em 2021. Por conta do adiamento dos Jogos de um ano devido à pandemia de coronavírus, os atletas agora acumularão pontos para o ranking olímpico de golfe até o dia 21 de junho de 2021, para os homens, e 28 de junho de 2021, para as mulheres.

O período classificatório para a Olimpíada começou no dia 1º de julho de 2018 e, antes do adiamento, terminaria no próximo mês de junho. O grupo de jogadores, tanto masculino, quanto feminino, será composto por 60 atletas cada.

+COI confirma sistema de qualificação olímpica do wrestling

No dia 20 de março, os Conselhos Diretivos dos rankings mundiais masculino e feminino determinaram a suspensão dos rankings por conta da pandemia do coronavírus.

“A maneira mais justa e equitativa para determinar os atletas classificados para a Olimpíada de Tóquio foi alinhar o antigo sistema de classificação com estas novas datas. A IGF trabalhará em conjunto com o COI e Tóquio 2020 para abordar outras áreas afetadas por conta do adiamento dos Jogos no nosso esporte e para os nossos atletas, trazendo os planos necessários para solucionar os problemas causados. Continuamos totalmente comprometidos em fornecer competições de golfe seguras e justas”, disse Antony Scanlon, Diretor Executivo da IGF.

Situação do Brasil

Adilson da Silva é, no momento, o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial, no 345º lugar. Alexandre Rocha, que venceu a primeira e única etapa do PGA TOUR Latinoamérica neste ano, é o 533º. O último classificado até o momento seria o filipino Miguel Tabuena, atual 252º do mundo.

No feminino, o Brasil conta com Luiza Altmann na disputa por uma vaga. Ela aparece na posição de número 1117 do ranking mundial. A suíça Albane Valenzuela, número 394 do mundo, é a última golfista dentro da zona classificatória olímpica até o momento.

Cálculo do ranking olímpico

Golfe - ranking olímpico - olimpíadas de tóquio
Foto: André Cevora Baier/Divulgação

O ranking olímpico é calculado da seguinte forma: cada torneio recebe uma classificação de acordo com o nível dos competidores, que determinará quantos pontos serão distribuídos para os mais bem colocados daquele torneio.

Assim, cada atleta será ranqueado de acordo com a sua média de pontos, que será determinada pela divisão do número total de pontos acumulados e o número de torneios disputadas durante este período. Existe um divisor mínimo de 35 eventos para o ranking feminino e mínimo de 40 eventos para o ranking masculino, sendo que ambos possuem um divisor máximo de 52 eventos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

No caso de empates em qualquer uma das 60 posições, o desempate acontecerá de acordo com o seguinte critério, respectivamente:

  • Total de pontos do ranking mundial de golfe ganhos no período das 52 semanas que antecedem o final dos rankings olímpicos de golfe.
  • Total de pontos do ranking mundial de golfe ganhos no período das 13 semanas mais recentes que antecedem o final dos rankings olímpicos de golfe.

Os 15 melhores jogadores no final do período de classificação estarão elegíveis para irem à Olimpíada de Tóquio, com um limite de quatro atletas por país. Após os 15 melhores, os jogadores se classificarão baseados nos rankings mundiais. Serão no máximo dois jogadores por cada país, desde que este já não possua dois ou mais representantes no Top 15. O país sede terá uma vaga garantida, assim como os cinco continentes.

Mais em Tóquio 2020