Siga o OTD

Tóquio 2020

Federação confirma vaga de Vinícius Figueira em Tóquio

Cancelamento da etapa de Madrid impede que rival do brasileiro o ultrapasse no ranking. Figueira vivia expectativa pela validação da vaga

Vinícius Figueira vaga para Tóquio novos esportes jogos olímpicos
Vinícius Figueira confirmou vaga pelo ranking olímpico (Foto: Abelardo Mendes Jr/Rede do Esporte)

Após conceder entrevista ao Olimpíada Todo Dia dizendo que não havia sido garantido nos Jogos do Tóquio, Vinícius Figueira pode finalmente comemorar. Nesta quarta-feira (18), a Federação Internacional de Caratê (WKF) confirmou a vaga do brasileiro para a Olimpíada de Tóquio-2020, conforme informou o COB (Comitê Olímpico do Brasil) nas redes sociais.

https://twitter.com/timebrasil/status/1240375045953851392

Em acordo com a Federação Espanhola de Caratê, a WKF optou por cancelar a Etapa de Madrid em cumprimento às determinações de segurança da Espanha para conter a propagação do Coronavírus. Com isso, não há mais competições da entidade que contabilize pontos nos rankings que definem a classificação olímpica.

+ VEJA COMO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS AFETOU O ESPORTE

Deste modo, Vinícius Figueira é o primeiro brasileiro classificado para o caratê em Tóquio. Ao todo, o Brasil já tem 178 atletas classificados para representar o país no Japão.

Entenda a situação

No caratê, os quatro melhores colocados no ranking olímpico de se classificam para os Jogos de Tóquio. Na Olimpíada, as categorias -67 kg e -60 kg se juntam, fazendo com quatro atletas – os dois melhores na 67kg e os dois da -60 kg – se classifiquem através do ranking.

Com a definição, Vinícius Figueira, que é da 67kg, confirma o quarto lugar do ranking olímpico, atrás apenas do francês Steven Dacosta, que é da sua categoria. Como o rival de categoria está muitos pontos à frente, a briga de Vinícius era com o egípcio Ali Elsawy, 360 pontos atrás do carateca brasileiro.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Inicialmente, os dois disputariam a vaga na etapa de Rabat, no Marrocos, em março. A competição, entretanto, foi cancelada pela WKF por conta do Coronavírus. Na ocasião, a entidade afirmou que a etapa de Madrid, prevista para acontecer entre 17 e 19 de abril, seria a decisiva para definir os classificados ao Japão. Com o cancelamento, o brasileiro está garantido nas Olimpíadas, já que não há outras possibilidades de pontuação no ranking.

Vinícius Figueira está na Turquia desde fevereiro, após participação na competição de Salzburg. Por lá, ele se preparava para as duas competições canceladas e agora tem seu futuro indefinido com o caos que vive a Europa nos últimos dias.

Mais em Tóquio 2020