Siga o OTD

Tiro com Arco

Larissa Ferrari chega nas quartas da Copa do Mundo de Paris

Larissa Ferrari foi muito bem no mata-mata e chegou até as quartas de final do individual composto na Copa do Mundo de Paris

Larissa Ferrari Copa do Mundo de tiro com arco composto

A brasileira Larissa Ferrari conseguiu um grande resultado na etapa de Paris da Copa do Mundo de tiro com arco nesta quinta-feira (23). Disputando o torneio individual do arco composto, ela venceu três combates e chegou até as quartas de final, onde caiu para Mariya Shkolna, de Luxemburgo. No arco recurvo, as equipes brasileiras acabaram eliminadas ainda na primeira rodada.

+ Rafael Pereira bate o recorde sul-americano dos 110m com barreiras

Ranqueada como a 52ª atleta entre 64 no mata-mata, Larissa Ferrari derrotou nomes de peso em sua campanha. Primeiro, ela passou pela sul-coreana So Chaewon (13ª), por 144 a 140. Em seguida, teve a indiana Priya Gurjar (20ª) pela frente e venceu por 145 a 143. Já nas oitavas de final, voltou a derrotar uma sul-coreana, agora Kim Yunhee, quarta colocada na fase de ranqueamento, por 147 a 145.

A saga da brasileira foi encerrada nas quartas de final, quando perdeu para Mariya Shkolna, de Luxemburgo. Número 28 do ranquemento, Shkolna também fazia uma grande competição e havia ganhado de atletas favoritas. O combate com a brasileira terminou empatado em 144 a 144. A europeia marcou um 10 contra um 9 da brasileira na flecha desempate e levou a melhor, avançando para a semi.

Natural de Guarulhos-SP, Larissa Ferrari tem 28 anos e aparecia na 176ª colocação do ranking mundial do arco composto antes da Copa do Mundo de Paris. A melhor posição de sua carreira foi um 84º lugar, de outubro de 2019. Dados da World Archery – a federação internacional – mostram que esta é apenas a primeira etapa de Copa do Mundo que participa a brasileira. Ela chegou a ir para o Mundial de 2015, quando terminou em 33º lugar.

Outras brasileiras

Além de Larissa, outras duas brasileiras competiram no individual feminino do arco composto. Alexandra Silva perdeu para a britânica Layla Annison na flecha desempate, depois de empatarem o duelo em 141 a 141. Eiry Nisi também parou na rodada de estreia do mata-mata ao ser derrotada pela italiana Elisa Roner por 145 a 143. As três atletas fizeram parte da equipe brasileira que também chegou nas quartas de final desta Copa do Mundo, em torneio disputado um dia antes.

Time feminino de arco composto Copa do Mundo de tiro com arco
Time feminino de arco composto que chegou nas quartas de final (Foto: Instagram/comitedeatletas-cbtarco)

Vale destacar que as disputas do arco composto não estão presentes nos Jogos Olímpicos, apenas em outras competições como Mundiais e Jogos Pan-Americanos. A prova olímpica do tiro com arco é praticada com o arco recurvo, que teve suas disputas por equipes realizadas em Paris nesta quinta-feira.

Equipes no recurvo

A equipe masculina, com Marcus Vinicius D’Almeida, Matheus Pacheco e Gustavo Paulino, foi eliminado logo na primeira rodada após perder para a Austrália por 5 a 3. O primeiro set terminou empatado em 54 a 54 e os australianos saltaram a frente na sequência, vencendo por 55 a 53. O Brasil voltou a empatar o combate com vitória por 56 a 55 no terceiro set. Na parcial decisiva, a Austrália levou a melhor em 56 a 54.

Já o time feminino, com Ane Marcelle dos Santos, Ana Luiza Caetano e Ana Machado, perdeu para Bangladesh nas flechas desempate. Após cada equipe vencer dois sets, o duelo foi para o set decisivo, em que cada atleta teve uma flecha cada. O Brasil marcou 25 pontos, e foi superado em um ponto por Bangladesh, que fez 10, 9 e 7.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os brasileiros voltarão à disputa individual do arco recurvo nesta sexta-feira (24). As três mulheres que integraram a equipe, além de Marina Canetta, iniciarão na primeira rodada. Já entre os homens, apenas Marcus Vinicius D’Almeida e Matheus Pacheco seguem na disputa, após vencerem na primeira rodada. Marcus e Ana Luiza Caetano também competem nas equipes mistas.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Tiro com Arco