Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

 

Brasil conquista ouro e duas pratas nas equipes mistas em Valledupar



Brasil abre a disputa do tiro com arco com ouro na classe W1 e dois vice-campeonatos nas equipes mistas



Tiro com Arco - Jogos Parasul-Americanos, brasil
Foto: Confederação Brasileira de Tiro com Arco

O Brasil teve um início de destaque no tiro com arco dos Jogos Parasul-Americanos de Valledupar, na Colômbia. Nesta segunda-feira (13), a delegação brasileira conquistou três medalhas nas disputas por equipes mistas: um ouro e duas pratas. Juliana Cristina Ferreira e Eugenio Santana Franco foram campeões na classe W1, enquanto Fabiola Dergovics e Thiago Pinheiro ficaram com a prata no recurvo, e Jane Karla Gogel e Reinaldo Vagner Charão Ferreira terminaram como vice-campeões no composto.

Últimas notícias

SIGA O OTD NO WHATSAPPYOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A medalha de ouro veio na equipe mista W1. Após liderarem a classificatória com 1.160 pontos e avançarem diretamente para a decisão, Juliana e Eugenio dominaram a Colômbia na final. A dupla brasileira venceu por 6 a 0, com parciais de 33 a 22, 31 a 17 e 31 a 24, garantindo o primeiro título do Brasil no tiro com arco da competição.

No recurvo misto, Fabiola Dergovics e Thiago Pinheiro também fizeram uma campanha consistente. A dupla terminou a fase classificatória na segunda colocação, recebeu bye nas quartas de final e derrotou o Chile por 6 a 0 na semifinal. Na decisão, porém, os brasileiros foram superados pelos colombianos Maira Mosquera e Héctor Ramírez por 5 a 1 e ficaram com a medalha de prata.

Outra prata veio no composto misto. Jane Karla Gogel e Reinaldo Charão lideraram a classificatória com 1.348 pontos, avançaram diretamente às semifinais e venceram a Venezuela por 145 a 125. Na final, enfrentaram os colombianos Ariana Correa e Cristian Correa e marcaram 149 pontos, mas acabaram derrotados por 152 a 149, assegurando o vice-campeonato.

Mais Brasil

Além dos pódios nas equipes mistas, os brasileiros tiveram excelente desempenho na rodada classificatória das provas individuais. Jane Karla Gogel (composto feminino), Juliana Cristina Ferreira (W1 feminino), Eugenio Santana Franco (W1 masculino) e Gustavo Mendes de Araujo (VI1) terminaram na liderança de suas categorias.

Outros atletas também encerraram a classificatória entre os primeiros colocados. Thiago Pinheiro foi o segundo no recurvo masculino, Reinaldo Charão terminou em segundo no composto masculino, Fabiola Dergovics ficou em terceiro no recurvo feminino, Helena Nunes de Moraes foi terceira no composto feminino e Hélcio Luiz Jaime Gomes Perilo garantiu a segunda posição no W1 masculino.

As disputas do tiro com arco continuam nesta terça-feira (14), com as eliminatórias individuais até as disputas por medalhas de bronze, a definição do campeão da classe VI1 e as competições de duplas masculinas e femininas. As finais individuais das categorias recurvo, composto e W1 estão programadas para quarta-feira (15).

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia