Siga o OTD

Tiro com Arco

Marcus D’Almeida vai à semi da Copa do Mundo de Paris

Marcus D’Almeida vence quatro adversários, incluindo atual campeão olímpico, e vai à semifinal da Copa do Mundo de Paris

Marcus D'Almeida Copa do Mundo de tiro com arco Paris Brasil bronze Medellín equipes mistas
Marcus Vinicius D'Almeida está entre os quatro melhores da etapa francesa (Foto: WA)

Marcus Vinicius D’Almeida está na semifinal da etapa de Paris da Copa do Mundo de tiro com arco! Ele se classificou após vencer quatro adversários nesta sexta-feira (24), incluindo o campeão olímpico Mete Gazoz, da Turquia. O brasileiro voltará a competir no domingo (26), quando enfrentará o sul-coreano Oh Jin Hyek por um lugar na decisão. Outros brasileiros também entraram em ação na competição, com destaque para Ane Marcelle dos Santos, que chegou nas oitavas de final.

Campanha de Marcus

Classificado ao mata-mata como o 12º melhor da fase de ranqueamento, Marcus Vinicius D’Almeida já havia estreado na fase de combates na quarta-feira, quando passou pelo marroquino Omar El Boussouni (117º) sem maiores problemas, em 6 a 0. Nesta sexta, o brasileiro encarou o alemão Nico Schiffhauer na segunda rodada (76º) e venceu de virada, por 6 a 2.

+ Brasil avança às oitavas da Copa do Mundo feminina de basquete 3×3

Pela terceira rodada, Marcus teve um páreo mais duro, o luxemburguês Jeff Henckels, que foi o 21º colocado no ranqueamento. O brasileiro chegou a perder dois sets, mas conseguiu virar o duelo com 29 pontos no set decisivo, vencendo por 6 a 4. Já nas quartas, o brasileiro encarou o turco Samet Ak (37º) e o derrotou por 6 a 4, após dois sets terminarem empatados.

Garantido no top-8, Marcus Vinicius D’Almeida teve outro turco pela frente nas quartas de final: Mete Gazoz, que foi campeão olímpico em Tóquio-2020. Gazoz levou a melhor no primeiro set, em 29 a 28, mas Marcus empatou o duelo com vitória na parcial seguinte (29 a 27). O turco teve atuação perfeita no terceiro set (30 a 28) e abriu 4 a 2 no placar. Mais uma vez, Marcus devolveu a desvantagem na sequência (29 a 28). No set decisivo, o brasileiro conseguiu três 9 e contou com um 7 do adversário para vencer por 27 a 26 e avançar de fase.

Marcus Vinicius D'Almeida Mete Gazoz
Marcus enfrentando Mete Gazoz (Foto: World Archery)

Busca pela final

Na semifinal, Marcus enfrentará o experiente sul-coreano Oh Jin Hyek, de 40 anos. Ele foi campeão olímpico individual em Londres-2012 e faturou o ouro por equipes em Tóquio-2020. Em sua trajetória na Copa do Mundo de Paris, Oh deixou pelo caminho o compatriota Kim Woojin, que foi campeão mundial após derrotar Marcus Vinicius na final, no ano passado, e era o cabeça de chave número 1 da competição.

A outra semifinal é composta pelo moldavo Dan Olaru e pelo sul-coreano Kim Je Deok. Os duelos acontecerão domingo (26), a partir das 10h, no horário de Brasília. A final acontecerá no mesmo dia, às 10h42. O YouTube da World Archery vai transmitir tudo ao vivo.

Além de ser o atual vice-campeão mundial, Marcus Vinicius D’Almeida, de 24 anos, tem no currículo uma medalha de prata em uma etapa de Copa do Mundo. Foi em Lausanne, na Suíça, em 2014, quando acabou derrotado pelo norte-americano Brady Ellison na final. O brasileiro também foi prata nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014. Em Tóquio-2020, ele foi nono colocado.

Outros brasileiros

Outro brasileiro em ação na disputa masculina do arco recurvo foi Matheus Gomes, que conseguiu eliminar o holandês Rick van der Ven na segunda fase. Matheus foi apenas o 75º colocado do ranqueamento, enquanto Rick era o 11º. O placar foi de 6 a 2 para o brasileiro. Já na terceira rodada, Matheus perdeu para o francês Pierre Plihon, por 6 a 4.

Entre as mulheres, o principal resultado veio com Ane Marcelle dos Santos, que parou nas oitavas de final. Número 40 do ranqueamento, ela venceu a italiana Elisabetta Mijno (25ª), por 6 a 0, na estreia. Em seguida, bateu a alemã Katharina Bauer, oitava colocada na fase de ranqueamento, por 6 a 4. A brasileira acabou eliminada pela indonésia Rezza Octavia na sequência, perdendo por 6 a 2.

Ane Marcelle dos Santos Copa do Mundo tiro com arco
Ane Marcelle dos Santos sorri após ser top-16 na Copa do Mundo (Foto: World Archery)

Todas as outras brasileiras cairam na primeira rodada do mata-mata. Ana Luiza Caetano (44ª) perdeu para a espanhola Elia Canales (21ª) por 6 a 4, enquanto Ana Machado (51ª) e Marina Canetta (61ª) perderam para britânica Penny Healy (14ª) e para a norte-americana Casey Kaufhold (4ª), respectivamente, por 6 a 0.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Equipe mista

Marcus Vinicius D’Almeida e Ana Luiza Caetano representaram o Brasil no torneio por equipes mistas da Copa do Mundo de tiro com arco em Paris. Enfrentando Bangladesh, a dupla perdeu na flecha desempate logo na primeira rodada do mata-mata. Após vencer o primeiro set, empatar os dois seguintes e perder o quarto, o Brasil precisou disputar a classificação na flecha desempate. A equipe marcou um 8 e um 5, contra um 10 e um 6 dos adversários. Sendo assim, foi eliminada.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Tiro com Arco