Siga o OTD

Tênis

Rafa Matos e Barrientos caem na estreia do Challenger de Nápoles

Brasileiro e colombiano perderam para tchecos na primeira rodada de duplas do torneio italiano

Rafael Matos e Nicolás Barrientos conversam durante o Challenger de Nápoles. ATP 250 de Bucareste
(Foto: Fotojump)

Depois de três semanas de ausência no circuito, Rafael Matos e o colombiano Nicolás Barrientos jogaram no Challenger de Nápoles, na Itália, nesta quinta-feira (28). O retorno, no entanto, não foi como o esperado. Cabeças de chave número um, eles perderam para os tchecos Petr Nouza/Patrik Rikl por 2 a 0 (6/3 e 6/4) e deram adeus ao torneio de forma precoce.

Matos e Barrientos não conseguiram impor o favoritismo da dupla e sofreram com os tchecos. Nouza e Rikl conseguiram uma quebra já no primeiro game de serviço adversário e mantiveram-se a frente até obterem um novo break no nono game, vencendo a parcial por 6/3. Já no segundo set, o placar manteve-se igualado até o décimo game, quando os tchecos saltaram a frente e fecharam em 6/4.

Rafael Matos e Nicolás Barrientos venceram apenas 69% dos pontos no primeiro serviço contra 90% dosa adversários. O brasileiro e o colombiano tiveram apenas duas oportunidades de break (em 40-40), uma em cada set, mas desperdiçaram. Eles salvaram seis break points, mas os tchecos foram eficazes em outras três vezes. O jogo durou 1h16min.

Esta foi a primeira partida de Matos e Barrientos após 27 dias. A última vez que eles haviam jogado havia sido no ATP 250 de Santiago, quando caíram na semifinal para os chilenos Tabilo/Barrios Vera. Antes disso, eles foram campeões do Rio Open, torneio de nível ATP 500. Na ocasião, aliás, Rafael Matos tornou-se o primeiro brasileiro campeão do evento.

Atualmente, Rafael Matos aparece na 43ª colocação do ranking mundial de duplas. No entanto, está perdendo duas posições de forma momentânea com a eliminação na primeira rodada do Challenger de Nápoles. O melhor ranking da carreira do gaúcho de 28 anos foi o 26º posto, de fevereiro de 2023. Enquanto isso, Barrientos aparece em 50º lugar.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis