Siga o OTD

Tênis

Rafael Matos torna-se o primeiro brasileiro campeão do Rio Open

Rafa Matos, jogando com Nicolás Barrientos, conquista a chave de duplas e é o primeiro brasileiro campeão do Rio Open

Rafael Matos se ajoelha e vibra com a raquete na mão após título do Rio Open
(Foto: Fotojump)

É tudo nosso! Depois de dez edições, um brasileiro enfim conseguiu conquistar o título de Rio Open. O feito foi alcançado por Rafael Matos, que triunfou na chave de duplas do ATP 500, jogando ao lado do colombiano Nicolás Barrientos. A parceria superou os austríacos Lucas Miedler/Alexander Erler por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3), na final do torneio, na tarde deste domingo (25).

Vindos de uma grande campanha na semana, Matos e Barrientos fizeram um jogo sólido e também se aproveitaram de muitos erros dos adversários. Eles conseguiram duas quebras seguidas no primeiro set e abriram 5/1 de vantagem. Os austríacos chegaram a devolver um dos breaks e encostaram em 5/4, mas o brasileiro e o colombiano confirmaram seu serviço no décimo game e fecharam a parcial em 6/4.

O roteiro do início do segundo set foi praticamente igual ao do primeiro, com Matos e Barrientos abrindo duas quebras de vantagem logo no início. Eles chegaram a ter 3/0, mas os austríacos conseguiram devolver uma delas e encostaram no placar, em 3/2. A partir daí, as duas parcerias confirmaram seus serviços, até que os sul-americanos voltaram a quebrar o saque no nono game e venceram por 6/3.

Nicolás Barrientos e Rafael Matos se abraçam com o título no Rio Open
Barrientos e Matos se abraçam após título histórico (Foto: Fotojump)

Título histórico

Este é o primeiro título do Brasil em dez anos de Rio Open. Antes, o país acumulava quatro vice-campeonatos em duplas, incluindo nas duas últimas edições: Marcelo Melo e o colombiano Juan Sebastián Cabal perderam para os argentinos Máximo Gonzáles/Andrés Molteni no ano passado, enquanto Bruno Soares e o britânico Jamie Murray foram derrotados pelos italianos Simone Bolelli/Fabio Fognini em 2022.

Antes disso, Thomas Belucci e Rogério Dutra Silva foram vice-campeões em 2019, ao perderem a decisão para o argentino Máximo Gonzáles e o chileno Nicolás Jarry. Já na primeira edição do ATP 500, em 2014, Marcelo Melo obteve mais um vice-campeonato, desta vez jogando ao lado do espanhol David Merrero. Eles pararam nos colombianos Juan Sebastián Cabal/Robert Farah na finalíssima.

Maior conquista da carreira

Este foi o sétimo título de Rafael Matos no circuito, sendo o primeiro ATP 500 e o primeiro ao lado de Nicolás Barrientos. Antes, o gaúcho de 28 anos havia triunfado nos ATP 250 de Córdoba, em 2021, e de Santiago, em 2022, jogando ao lado do compatriota Felipe Meligeni, e nos ATP 250 de Marrakech, de Mallorca, de Bastad e de Sofia, todos em 2022, com o espanhol David Vega Hernández como parceiro.

Rafael Matos iniciou a semana na 58ª colocação do ranking mundial de duplas, mas vai ganhar 12 posições com a campanha no Rio Open, indo para o 46º lugar na atualização desta segunda-feira (26). Assim, ele voltará a ser o número 1 do Brasil. O melhor ranking de sua vida é o 26º posto, de fevereiro de 2023. Por outro lado, Nicolás Barrientos atingirá a 52ª colocação na próxima atualização a classificação.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis