Siga o OTD

Surfe

Circuito Mundial é cancelado e WSL terá novo formato em 2021

Pandemia impede a realização da temporada 2020 do Circuito Mundial de Surfe, e WSL confirma novo formato da competição para 2021

Italo Ferreira Etapa do Surf Ranch
Italo Ferreira conquistando o mundial de 2019 na final com Medina em Pipeline (Tony Heff/WSL via Getty Images)

Entre cancelamentos e adiamentos de etapas por causa da pandemia, a WSL (World Surf League) resolveu cancelar de uma vez toda a temporada 2020 do Circuito Mundial de Surfe. No embalo, a entidade também cancelou o QS (Qualifying Series), que dá acesso à elite.

“Após muita consideração e extensas discussões com nossos principais colaboradores, tomamos a decisão de cancelar as temporadas do Circuito Mundial e do QS esse ano devido à pandemia da Covid-19”, disse o presidente da WSL, Erik Logan, em comunicado nesta sexta (17).

Sem a temporada 2020 do Circuito Mundial e o QS, a WSL realizará uma série de eventos regionais de exibição com surfistas do CT, denominados de ‘WSL Countdown’, nos EUA, Austrália, Portugal e França.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Esses eventos de exibição de pré-temporada utilizarão uma variedade de formatos e serão disputados por alguns dos melhores surfistas do mundo.

Um nova era

A WSL também confirmou que a temporada de 2021 começará ainda este ano no Havaí, no mês de novembro para as mulheres, na ilha de Maui, e em dezembro para os homens, na ilha de Oahu.

Mas isso depende da aprovação do Estado do Havaí e das entidades governamentais locais, bem como a situação das restrições das viagens internacionais. Os títulos mundiais de 2021 (masculino e feminino) serão decididos no ‘The WSL Finals’, um evento especial que será realizado em um único dia no mês de setembro, para fechar a temporada. Um esboço desse novo formato já havia sido divulgado no final de abril.

Barrinha com a Igrejinha de Saquarema que tem sido palco das finais do Oi Rio Pro WSL Surfe Circuito Mundial
Barrinha e a Igrejinha de Saquarema, no Rio (Thiago Diz/WSL via Getty Images)

Essa evolução faz parte de uma discussão de vários anos e o formato final foi definido em uma colaboração conjunta entre os surfistas, patrocinadores e a WSL.

+ Ítalo Ferreira relata susto após deparar-se com tubarão no Rio

“Trabalhamos extensivamente em colaboração com a equipe de Tours e Competition da WSL nessas novas mudanças e estamos muito empolgados com as novas atualizações no formato”, disse Tatiana Weston-Webb, representante das atletas da WSL. “A nova temporada do CT, as mulheres indo competir no Taiti novamente e o compromisso da WSL em criar mais oportunidades para os novos talentos nas regiões, são mudanças que, sem dúvidas, irão ajudar a criar os futuros campeões mundiais do surfe”.

“Eu mal posso esperar para colocar a lycra e competir novamente”, disse Filipe Toledo, vencedor do Oi Rio Pro em Saquarema em 2018 e 2019. “Estou animado com as mudanças no formato com a WSL Finals e ansioso para ver como essas mudanças poderão criar uma nova dinâmica no circuito mundial”.

Temporada 2021

Os títulos mundiais feminino e masculino serão decididos em um único dia de competição, denominado ‘The WSL Finals’. Após o término da temporada de dez eventos do Circuito Mundial, as cinco mulheres e os cinco homens mais bem ranqueados, lutarão por seus respectivos títulos em um novo formato de mata-mata em uma das melhores ondas do mundo.

O Circuito Mundial de 2021 será realizado com o mesmo número de 10 eventos para mulheres e para homens pela primeira vez na história. Com isso as mulheres se juntarão aos homens para competirem novamente no Taiti, o que não acontece para elas desde 2006.

+ “Brasileira de verdade”, Tati Weston-Webb vive uma nova fase

Os ajustes no Circuito Mundial de 2021 provocam algumas mudanças de praias. Devido não ser a época ideal de ondas, o calendário não terá mais o evento da França. No entanto, a WSL está comprometida com a região e tem esperanças em promover um importante evento do Challenger Series em Hossegor em 2021.

WSL temporada 2021 surfe Circuito Mundial
Circuito Mundial de Surfe 2021 terá novo formato (Divulgação/WSL)

Calendário Circuito Mundial de surfe 2021*

*Todos os eventos estão sujeitos a alterações conforme as atualizações da Covid-19.

Shiseido Maui Pro presented by Roxy: Maui, Havaí:
25 de novembro a 6 de dezembro de 2020

Billabong Pipeline Masters: Oahu, Havaí:
8 a 20 de dezembro de 2020

MEO Pro Portugal: Peniche, Portugal
18 a 28 de fevereiro de 2021

Corona Open Gold Coast presented by Billabong: Queensland, Austrália:
18 a 28 de março de 2021

Rip Curl Pro Bells Beach: Victoria, Austrália
1 a 11 de abril de 2021

Margaret River Pro: West Australia, Austrália:
16 a 26 de abril de 2021

Oi Rio Pro presented by Corona: Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil
20 a 29 de maio de 2021

Surf Ranch Pro: Califórnia, EUA
10 a 13 de junho de 2021

Quiksilver Pro G-Land: Indonésia
20 a 29 de junho de 2021

Corona Open J-Bay: África do Sul
7 a 19 de julho de 2021

Outerknown Tahiti Pro: Teahupo’o, Tahiti:
26 de agosto a 6 de setembro de 2021

The WSL Finals: local a ser definido
8 a 16 de setembro de 2021

Mais em Surfe