Siga o OTD

Paris 2024

World Skate revela mega-pontuação para eventos da OQS

Pontuação altíssima dos dois eventos organizados pelo COI deixa todos os 44 atletas pré-classificados com chances reais de vaga olímpica

augusto akio corrida olímpica skate park oqs coi série de qualificação olímpica
(Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

A Federação Mundial de Skate (World Skate) lançou um boletim nesta sexta-feira (15) em que esclarece muitos pontos importantes a respeito da classificação olímpica que estavam em aberto. Agora os skatistas sabem quantos torneios serão válidos para o ranking olímpico e principalmente qual a pontuação que irão receber na Série de Qualificação Olímpica (Olympic Qualification Series, ou OQS).

A corrida olímpica para o skate será dividida em duas fases. A primeira encerra-se no dia 10 de março, após o Pro Tour de Dubai. A segunda começa dia 11 de março e termina em 23 de junho, mas contará com apenas dois torneios da Série de Qualificação Olímpica:

– OQS de Xangai, China, entre 14 e 19 de maio de 24
– OQS de Budapeste, Hungria, entre 18 e 23 de junho de 24

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Pontos da corrida olímpica de skate

Ao fim da fase 1 terão acontecido seis eventos do skate street e quatro do skate park. Destes, apenas os quatro melhores no street e os três melhores do park contarão para o ranking. 

44 atletas seguem para a fase final. Haverá um limite de seis atletas por país, e necessariamente haverá um representante de cada continente, de cada país-sede do OQS (China e Hungria) e um país elegível para a Universalidade.  E os pontos da fase 1 seguem para a fase 2.

A grande dúvida de todos fãs, atletas e dirigientes do skate era a respeito de quantos pontos estariam em jogo na Série de Qualificação Olímpica. O último boletim finalmente respondeu essas perguntas.

OQS valerá muito para a corrida olímpica

Em resumo, os pontos de cada etapa da OQS valerão cerca de três vezes mais do que os do Campeonato Mundial. Portanto, a Série de Qualificação Olímpica proposta pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para os esportes urbanos valerá muito. Isso garante, inclusive, que todos os 44 atletas participantes terão chances de conseguir as 22 vagas olímpicas em cada evento.

Os pontos da corrida olímpica no park serão compostos por três eventos da primeira fase e dois da OQS. Já quatro eventos da primeira fase e dois da OQS somam para a corrida olímpica no street.

É importante salientar que os pontos conquistados na primeira fase permanecem. Portanto, os pontos no street valerão mais para compensar a disparidade. Considerando apenas os pontos dos campeões, a primeira fase valerá um terço dos pontos da corrida olímpica final. O OQS de Xangai valerá mais um terço e finalmente o OQS de Budapeste outros 33,33%.

Em resumo, na primeira fase o campeão do mundial de skate ganha 80 mil pontos, o campeão da pro tour leva 50 mil pontos – tanto no park quanto no street. Mas o campeão da OQS Park fatura 210 mil pontos, enquanto o da OQS Street conquista 260 mil pontos.

80 mil pontos do campeão mundial é menos do que receberá o sétimo de cada uma das etapas da OQS do park e oitavo no street. Já a pontuação do campeão de uma pro tour (50 mil pontos) vale menos que o 10º lugar na Série de Qualificação Olímpica do park e 11º no street.

A disparidade entre os pontos do Mundial e Pro Tour para os eventos da Série de Qualificação Olímpica fica cada vez maior nas posições mais baixas. Confira a tabela abaixo em inglês publicada no Boletim da World Skate:

tabela de pontos OQS skate série de qualificação olímpica coi parte 1
tabela de pontos OQS skate série de qualificação olímpica coi parte 2

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paris 2024