Siga o OTD

Rúgbi

Brasil fatura o Sul-Americano pela 18ª vez, no adeus de Baby

Yaras confirmam favoritismo e vencem de forma invicta o torneio, que marca o fim da carreira de Baby Futuro, aos 34 anos

Yaras - Sul-Americano de rúgbi sevens - Baby Futuro
Brasil foi campeão pela 18ª vez nas 18 edições que disputou (World Rugby

Pela 18ª vez, o Brasil é o grande campeão do Campeonato Sul-Americano de rúgbi sevens. Neste domingo (29), em Montevideo, no Uruguai, as Yaras confirmaram o favoritismo, venceram mais três jogos, e conquistaram o título de forma invicta. O torneio marcou a despedida de Baby Futuro dos gramados, após a craque anunciar a aposentadoria aos 34 anos.

A grande final foi diante do Paraguai, equipe que o Brasil já havia vencido na primeira fase do torneio e que voltou a confirmar a superioridade, vencendo por 34 a 7. Além disso, o terceiro lugar ficou com a Colômbia, que venceu o Uruguai.

+Veja a tabela completa do torneio

Assim, as Yaras mantém sua hegemonia no continente, tendo disputado o Sul-Americano de rúgbi sevens 18 vezes e vencido todas. A única edição que o time não esteve presente foi em 2015, porque a competição contou como qualificatória olímpica para a Rio-2016, e a seleção já estava garantida por ser o país sede.

A campanha

O Brasil jogou seis jogos e saiu vitorioso em todos. Neste domingo, os triunfos foram diante da Costa Rica, por 43 a 00, Uruguai, por 51 a 00, e Paraguai, por 34 a 7, nas quartas, semi e final, respectivamente.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

No primeira dia de competições, as Yaras já haviam vencido Uruguai, Peru e Paraguai, cedendo apenas cinco pontos para a seleção peruana e terminando então na liderança do Grupo A.

O adeus da craque

Baby Futuro se despede, assim, dos gramados e da maneira como o Brasil se acostumou a vê-la: vencendo. No Sul-Americano de rúgbi sevens, ela fez sua estreia ainda em 2004 e não particiou de apenas quatro edições. Em todas as outras 14, no entanto, ela esteve presente e saiu campeã.

Além disso, Baby Futuro disputou três Mundiais (2009, 2013 e 2018), foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 e ainda esteve na Rio-2016 com as Yaras.

Resultado final do Sul-Americano de rúgbi sevens:

1º: Brasil
2º: Paraguai
3º: Colômbia
4º: Uruguai
5º: Argentina
6º: Chile
7º: Peru
8º: Costa Rica

Mais em Rúgbi