Siga o OTD

COB

Visando o 1º lugar, Time Brasil detalha missão para Rosário 2022

Em coletiva, Kenji Saito detalha missão brasileira para os Jogos Sul-Americanos de Rosário 2022 e traça 1º lugar como meta

Giulia Takahashi participará dos Jogos Sul-Americanos Rosário 2022
Giulia Takahashi será uma das olímpicas presentes em Rosário 2022 (Luiza Moraes/COB)

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) apresentou os detalhes de sua missão para os Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosário 2022 nesta quarta-feira (21), em entrevista coletiva que contou com a participação do chefe da delegação, Kenji Saito, e a nadadora Stephanie Balduccini. Entre alguns pontos levantados durante o encontro, foi destacada a meta do Time Brasil, que é de alcançar o primeiro lugar do quadro de medalhas da competição.

+ Confira o calendário de Rosário 2022

“Temos atletas de diferentes níveis, que estão participando pela primeira vez e até olímpicos. Independentemente disso, estamos indo para buscar o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. É isto que temos em mente. É o nosso grande objetivo”, disse Kenji Saito, chefe da Missão Brasileira para Rosário 2022.

Kenji Saito será o chefe de missão do Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude
Kenji Saito será o chefe da missão brasileira nos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosário 2022 (Foto: COB)

Esta será a terceira edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, programada para acontecer entre 28 de abril e 08 de maio. O Brasil foi líder das duas primeiras edições. Desta vez, o evento terá 26 modalidades e reunirá cerca de 2.500 atletas de 14 a 18 anos. Ao todo, 15 países participarão. A delegação do Time Brasil contará com 230 atletas, sendo que quase metade deste participará de um evento internacional pela primeira vez.

“Temos um grupo bastante eclético, mas chama a atenção que quase 50% de atletas que terão sua primeira experiência internacional. Não só para eles, mas para todos os integrantes da delegação, uma equipe dentro do comitê, formada por várias áreas funcionais, tem trabalhado intensamente durante os últimos meses para poder proporcionar uma experiência de altíssimo nível para todos eles”, disse Saito.

+ Brasil terá 231 atletas em Rosário 2022

Experiência de Stephanie Balduccini

Além da quantidade expressiva de novados, outro número também chama a atenção da equipe brasileira. Do total de atletas, 20 estiveram nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, no final do ano passado, em que o Brasil foi o líder do quadro de medalhas. Nesse grupo se inclui Stephanie Balduccini, dona de sete ouros e principal nome da competição.

“Todas essas competições são super importantes para a gente aprender bastante. Sempre saio de uma competição com um novo aprendizado. Muita gente está viajando pela primeira vez para fora do Brasil e isso é grande experiência. Estou conhecendo vários lugares do mundo com o COB”, contou a nadadora, de 17 anos, que também participou da Olimpíada de Tóquio.

Stephanie Balduccini foi o destaque do Brasil em Cali 2021
Stephanie Balduccini e suas medalhas no Pan Júnior de Cali (Divulgação/COB)

Há alguns dias, Stephanie Balduccini competiu no Troféu Brasil de natação e obteve índice para disputar o Mundial de Esportes Aquáticos nos 200m livre. Além disso, ela também garantiu vaga nos revezamentos femininos do 4x100m livre e do 4x200m livre. Apesar dos grandes resultados já na categoria adulta, a nadadora não esconde a empolgação de participar dos Jogos da Juventude de Rosário 2022.

“Estou muito animada para a competição. O Sul-Americano é algo super legal, especialmente o de categoria. Dá para se divertir bastante com o pessoal da nossa idade. Vou nadar muitas provas, mas isso só me motiva para ir melhor e representar o Brasil da melhor forma”, comentou Stephanie, que revelou ainda que poderá nadar até 13 provas em Rosário.

Logística

Antes da coletiva, a delegação brasileira que vai a Rosário 2022 se reuniu em um encontro virtual organizado pelo COB, na segunda-feira (18), nomeado de #PartiuRosário. A reunião teve como objetivo passar informações aos atletas e treinadores sobre diversos temas relacionados ao evento, além de ser um primeiro momento de interação entre os membros do Time Brasil.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“Uma ação interessante que fizemos é o ‘#Partiu, Rosário’, um evento de engajamento inicial onde abordamos temas importantes, educativos e já de preparação para os atletas. Abordamos assuntos referentes a preparação mental, aos protocolos de segurança da missão, considerando que ainda estamos num momento sensível da pandemia, entre outros”, disse Kenji.

rosario 2022 jogos sul-americanos da juventude
Parque da Independência, em Rosário (Foto: Divulgação Rosário 2022)

Agora, o próximo encontro do Time Brasil será presencial. Nos dias 25 e 26 de abril, um primeiro grupo formado por atletas de 12 modalidades se reunirá no Centro de Treinamento do COB, no Rio de Janeiro, para um evento de concentração, onde serão repassadas novas informações sobre os Jogos antes do embarque para Argentina, que acontecerá no próprio dia 26.

Antes disso, já nesta sexta-feira (22), os primeiros representantes do COB embarcarão rumo à cidade argentina para preparar a estrutura de apoio antes da chegada dos atletas. Toda essa rede de suporte tem a mesma base das demais missões realizadas pelo Time Brasil em eventos multiesportivos internacionais. Lembrando de Cali-2021, Stephanie Balduccini elogiou a estrutura do COB.

+ Principais nomes brasileiros dos Jogos Sul-Americanos da Juventude

“Sempre é incrível tudo o que é proporcionado para nós. Em Cali, o hotel que ficamos parecia uma vila. Além da competição ser muito legal, onde ficamos hospedados e tudo que nos foi dado foi muito bom. Uniformes, massagista, psicólogo… Também tem os cursos que são dados, de racismo, abuso e assédio, de antidoping. Eles são muito bons, aprendi bastante. Ajuda muito no entendimento de muitas coisas”, completou.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em COB