Siga o OTD

Natação

Brasil terá 30 nadadores no Mundial de Esportes Aquáticos

Além da seleção brasileira de natação para o Mundial de Esportes Aquáticas, Troféu Brasil definiu também a equipe que vai disputar o Mundial Júnior

Seleção Brasileira de natação terá 30 atletas no Mundial de Esportes Aquáticos
Satiro Sodré/SSPress/CBDA

A seleção brasileira de natação está definida. Ao longo dos seis dias de Troféu Brasil, realizado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, os nomes que representarão o Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste, na Hungria, e no Mundial Júnior foram estabelecidos.

Com uma grande renovação em relação aos Jogos Olímpicos de Tóquio, a seleção brasileira de Natação terá 30 atletas no Mundial de Budapeste. Neste último dia de Troféu Brasil, Luiz Gustavo Franco Borges, Lorrane Ferreira e Caio Pumputis alcançaram índices em suas provas e garantiram vaga na seleção.

+Carol Santiago e José Ronaldo quebram recordes das Américas

“Foi uma competição de altíssimo nível e que nossos nadadores tiveram um desempenho que nos dá bastante ânimo para este Mundial de Esportes Aquáticos. É uma seleção jovem, com grandes talentos, e que poderá contar também com a experiência de atletas medalhistas olímpicos, recordistas e campões Mundiais”, disse o gerente de natação da CBDA, Gustavo Otsuka.

O Troféu Brasil também foi seletiva para o Campeonato Mundial Júnior. Ao todo, 11 atletas alcançaram índice para a participação na competição que ainda não tem local definido pela Federação Internacional de Natação. As nove vagas restantes serão distribuídas de acordo com os índices técnicos feitos pelos atletas no Troféu Brasil.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Temos, no adulto, uma mescla de juventude e experiência que vai ser muito importante para a nossa seleção”, falou Felipe Domingues, head coach da seleção brasileira.

Troféu Brasil

Pinheiros campeão do Troféu Brasil de natação
Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O Pinheiros é o campeão do Troféu Brasil de Natação 2022 ao somar no total 2138 pontos. Além dos pontos no ranking de clubes, a equipe de São Paulo classificou nove atletas para o Mundial de Budapeste. Na sequência, veio o Minas Tênis Clube, com 1626,50 pontos. A Unisanta completou o pódio dos três melhores clubes da competição.

“Seguindo o legado deixado pelo Albertinho, trabalhamos pesado, em conjunto com a diretoria, realizamos mais uma conquista. Foram dois anos bem difíceis, mas conseguimos estruturar o clube para chegarmos a esse campeonato e fazer com que os atletas se classificassem para o Mundial de Budapeste e para o MUndial Junior também. Acredito que todos do clube estão muito orgulhosos do que fizemos aqui”, disse André Ferreira, head coach do Pinheiros. 

O Troféu de melhor índice técnico da competição foi para Stephanie Balduccini, no feminino, e Felipe Ribeiro, no masculino, foram os atletas que tiveram melhor performance no Troféu Brasil. Os atletas mais eficientes – os que marcaram mais pontos para seus clubes – foram Giovanna Diamante, para o Pinheiros, e Guilherme Costa, para a Unisanta.

“Tivemos um Troféu Brasil de excelência neste ano. Conseguimos entregar uma competição de altíssima qualidade para a nossa comunidade aquática. Gostaria de agradecer aos atletas, treinadores, clubes e ao Comitê Olímpico por todo suporte antes e durante a nossa competição”, falou o presidente da CBDA, Luiz Fernando Coelho.

Veja a lista de classificados para o Mundial de Esportes Aquáticos

1             Bruno Fratus

2             Leo de Deus

3             Fernando Scheffer

4             Guilherme Costa

5             Stephan Steverink

6             Viviane Jungblut

7             Jhennifer Conceição

8             Nicholas Santos

9             Stephanie Balduccini

10           Giovanna Diamante

11           Aline Rodrigues

12           Maria Paula Heitmann

13           Vinicius Assunção

14           Murilo Sartori

15           Breno Correia

16           Beatriz Dizotti

17           João Gomes JR

18           Matheus Gonche

19           Gabriel Santos

20           Marcelo Chierighini

21           Felipe Ribeiro

22           Ana Carolina Vieira

23           Giovana Medeiros

24           Gabrielle Roncatto

25           Vinicius Lanza

26           Guilherme Basseto

27           Felipe França

28           Luis Gustavo Borges

29           Lorrane Ferreira

30           Caio Pumputis

Veja a lista de atletas que alcançaram índice para o Mundial Jr

Stephan Steverink

Luiza Lima

João Pierre Gruttola

Victor Ballan Sega

Felipe Gonçalves

Guilherme Sperandio

Lucas Tudoras

Pedro Henrique de Souza

Beatriz Bezerra

Lucca Cruz Tonin

Matheus Bueno

Mais em Natação