Siga o OTD

Handebol

Federação Europeia suspende equipes de Belarus e Rússia

Seguindo recomendação do COI, EHF suspende equipes e seleções de Rússia e Belarus por tempo indeterminado

Equipe da Rússia de handebol foi suspensa de todas as competições europeias
Equipe russa de handebol feminino foi medalha de prata em Tóquio-2020 (Foto: IHF)

A Federação Europeia de Handebol (EHF) decidiu suspender os times e as seleções nacionais de Belarus e de Rússia de todas as suas competições. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), logo após o Comitê Olímpico Internacional (COI) ter recomendado o afastamento de equipes desses países de eventos esportivos internacionais, como forma de punição à guerra na Ucrânia.

A medida afeta diretamente um dos pilares do handebol brasileiro, Duda Amorim, que joga no Rostov-Don. O clube estava classificado para as quartas de final da Champions League.

Segundo nota oficial divulgada pela EHF, a decisão será válida por tempo indeterminado. A entidade também decretou que árbitros e dirigentes de Rússia e Belarus não serão relacionados para partidas de competições europeias.

Além das sanções, a EHF tirou de Moscou o direito de sediar o Campeonato Europeu de handebol de praia sub-16 e as partidas eliminatórias para o Europeu de handebol de praia de 2023, que aconteceriam em julho deste ano. A federação está em negociação e divulgará os novos anfitriões dos eventos em breve.

“Essas medidas tiveram que ser introduzidas com efeito imediato, pois a guerra na Ucrânia continua a se intensificar, comprometendo os princípios de cooperação da EHF em nível europeu e o espírito de justiça”, diz o comunicado da entidade. “A Federação Europeia de Handebol lamenta as consequências para os indivíduos, clubes e seleções nacionais e espera que o regresso da paz permita novas considerações”.

Rússia isolada

Além da EHF, outras entidades internacionais já haviam decretado sanções a Rússia desde que o país invadiu a Ucrânia na semana passada. A FIVB a sede da Liga das Nações do país, enquanto a FIE interrompeu uma etapa da Copa do Mundo de espada pela metade. Já as entidades de taekwondo e de judô chegaram a impor punições a Vladimir Putin, presidente da Rússia.

+ A dura posição do COI que não foi vista outras vezes

Mais em Handebol