Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

André Barbieri será o porta-bandeira do Brasil no encerramento de Pequim 2022

Com dois top-13, André Barbieri é escolhido para ser o porta-bandeira brasileiro na cerimônia de encerramento da Paralimpíada Pequim 202

André Barbieri disputando a prova do Banked Slalom no Snowboard em Pequim 2022
André Barbieri disputando a prova do banked slalom em Pequim 2022 (Foto: Alê Cabral/CPB)

O snowboarder gaúcho André Barbieri foi escolhido o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022. A festa será no icônico Estádio Ninho do Pássaro, na capital chinesa, a partir das 9h da manhã (horário de Brasília). 

Antes, porém, às 23h (de Brasília) deste sábado, os brasileiros disputam a última prova em solo chinês. Será o revezamento misto 4×2,5km do esqui cross-country, com a participação dos esquiadores Cristian Ribera, Robelson Lula, Guilherme Rocha e Aline Rocha. 

+ Aline Rocha consegue outro top-10 no esqui cross-country

Esta é a terceira participação do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno -e, desta feita, com delegação recorde. Seis atletas compuseram a missão em Pequim, sendo cinco do esqui cross-country e Barbieri no snowboard. Desde Sochi 2014 o país se faz presente nos Jogos. 

“Que felicidade, para coroar este momento, eternizar, é uma honra que não cabe em mim. Além de participar de todas as provas e a honra que vai ser carregar a bandeira do nosso Brasil no encerramento dos Jogos”, comentou Barbieri.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Gaúcho de Lajeado, cidade a 115km de Porto Alegre, André Barbieri é amputado da perna esquerda, após um acidente com snowboard. Em Pequim, ele competiu nos snowboard cross e no banked slalom. Em ambas, terminou na 13ª colocação.

No dia da disputa do banked slalom, André Barbieri celebrou duas coincidências pessoais: aniversário de um ano da filha mais nova e data em que teve de ser submetido à amputação após acidente com snowboard na Califórnia. Detalhe: a prova estava inicialmente marcada para o dia 12 de março, mas em decorrência do derretimento da neve, foi antecipada em um dia. 

+ China leva o ouro no curling em cadeira de rodas

Cerimônia de encerramento: o adeus a Pequim

André Barbieri disputou duas provas em Pequim 2022 e foi 13º em ambas
André Barbieri disputou duas provas em Pequim 2022 e foi 13º em ambas (Foto: Ale Cabral/CPB)

A cerimônia de encerramento de Pequim 2022 terá uma diferença para a de abertura, em 4 de março. Não haverá outros membros da delegação brasileira durante o desfile no centro do estádio, porque os porta-bandeiras de todos os países participantes devem entrar no mesmo momento no centro do estádio.

Na abertura, o esquiador rondoniense Cristian Ribera e a esquiadora paranaense Aline Rocha conduziram o pavilhão nacional no Ninho do Pássaro, acompanhado de outros dois membros da delegação. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Porém, todos os integrantes da missão brasileira terão a oportunidade de assistir à cerimônia de encerramento do estádio. Eles deixarão a Vila dos Atletas em Zhangjiakou, cidade nas montanhas que recebeu as provas de esqui cross-country e snowboard, localizada a 180km de distância de Pequim, e poderão ocupar os assentos nas arquibancadas para acompanhar todo o evento.

Mais em Paralimpíada Todo Dia