Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil vai sediar Pan-Americano de ciclismo paralímpico

Maringá é escolhida para receber primeira edição do Pan-Americano de ciclismo paralímpico

Lauro Chaman competindo no ciclismo paralímpico em Tóquio 2020
Lauro Chaman é o principal nome do ciclismo brasileiro da atualidade (Foto: Divulgação/Juan Bautista Benavent/CBC)

A Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) anunciou a realização do primeiro Campeonato Pan-Americano de ciclismo paralímpico, que será disputado entre os dias 17 e 20 de março de 2022, em Maringá (PR). A competição, chancelada pela União Ciclística Internacional (UCI), receberá 170 atletas de 11 países em provas de pista e estrada. 

+ Brasil vence Cuba e se classificara para o Mundial de polo aquático feminino

Entre os participantes, haverá alguns atletas campeões mundiais, como o paulista Lauro Chaman, que também tem duas medalhas em Jogos Paralímpicos: prata e bronze no Rio, em 2016. As nações representadas no Pan-Americano serão, além do anfitrião Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, República Dominicana, Jamaica, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

A competição distribuirá pontos nos rankings mundiais, tanto no individual como no de nações. Tais rankings serão utilizados como base para a classificação dos ciclistas ao Parapan-Americano de Santiago 2023 e aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. 

As provas do Pan-Americano de ciclismo paralímpico serão divididas em duas partes. As disputas na pista acontecerão nos dias 17 e 18, enquanto as competições de estrada ocorrerão nos dias 19 e 20.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), José Luis Vasconcellos afirmou que o Pan-Americano será uma grande oportunidade para os atletas brilharem em um evento internacional. “Há uma grande satisfação em realizar esta competição, pois temos a consciência de que estaremos na presença das maiores estrelas do ciclismo das Américas. São atletas que poderão obter medalhas nas próximas edições dos Jogos Paralímpicos”, avaliou. 

Mais em Paralimpíada Todo Dia