Siga o OTD

Pequim 2022

China confirma favoritismo e vence curling de cadeira de rodas

China confirma o favoritismo e garante a medalha de ouro no curling de cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022

China Curling de Cadeira de Rodas Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
China comemora vitória na semifinal contra o Canadá: país confirmou o favoritismo e foi campeão paralímpico (Getty Images)

Antes dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022, a China só tinha uma medalha de ouro em toda a história do evento graças ao Curling de Cadeira de Rodas em 2018. Agora, competindo em casa, a equipe confirmou o favoritismo na modalidade e conquistou a medalha de ouro na madrugada desse sábado, 12 de março.

Na final, a China derrotou a Suécia por 8 a 3 e garantiu o bicampeonato paralímpico, posicionando-se como o país a ser batido no cenário internacional. Além dos ouros nos Jogos Paralímpicos de Inverno, os chineses, comandados por Wang Haitao, venceram dois dos últimos três Mundiais.

+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022

+ Quadro de Medalhas de Pequim 2022

Entretanto, o favoritismo da China no Curling de Cadeira de Rodas demorou alguns jogos para aparecer. A equipe perdeu suas duas primeiras partidas, para Canadá e Suécia, e assustou os torcedores. Depois, enfileirou sete vitórias seguidas e conquistou a primeira posição na etapa de classificação.

Na fase eliminatória veio a redenção. Contra os canadenses, na semifinal, a primeira revanche: vitória de 9 a 5 e vaga na decisão. Na disputa do ouro, a segunda revanche, com direito a quatro pontos no quinto end e mais três no sétimo, nem realizando o último período do jogo para confirmar o título.

Suécia e Canadá completam o pódio no Curling de Cadeira de Rodas

A medalha de prata da Suécia também representa a melhor campanha do país nessa modalidade dos Jogos Paralímpicos de Inverno. Os suecos conquistaram medalhas de bronze nas duas primeiras edições, em Turim 2006 e Vancouver 2010, mas ficaram longe de pódio em 2014 e 2018.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A medalha de bronze do Curling de Cadeira de Rodas em Pequim 2022 ficou com o Canadá. O país, considerado a principal potência do esporte, ficou novamente fora da final, mas venceu a Eslováquia na disputa do terceiro lugar na madrugada de sexta-feira, dia 11 de março.

No total, 11 países participaram da modalidade na edição deste ano dos Jogos Paralímpicos de Inverno. O Comitê Paralímpico Russo foi suspenso por conta da guerra contra a Ucrânia. Estados Unidos e Coreia do Sul chegaram a sonhar com a vaga na semifinal, mas terminaram em quinto e sexto. Na sequência aparecem: Noruega (7º), Reino Unido (8º), Letônia (9º), Estônia (10º) e Suíça (11º).

Mais em Pequim 2022