Siga o OTD

Pequim 2022

André Barbieri fica em 13º no Parasnowboard Cross

Atleta brasileiro não conseguiu superar a bateria das quartas de final na prova realizada na madrugada de 7 de março nos Jogos Paralímpicos de Inverno

André Barbieri Final Parasnowboard Cross Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022
André Barbieri manteve a 13ª colocação na final do Parasnowboard Cross nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2022 (Ale Cabral/CPB)

O objetivo principal do brasileiro André Barbieri era fugir da última colocação e, quem sabe, avançar às semifinais do Parasnowboard Cross. Pelo menos a primeira meta foi alcançada na disputa dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. A prova aconteceu na madrugada de 7 de março, no horário brasileiro.

O atleta terminou na quarta e última posição de sua bateria nas quartas de final – apenas os dois primeiros avançavam na competição. Dessa forma, ele encerra a participação na 13ª colocação da classificação geral na categoria LL 1 (amputados nos membros inferiores acima do joelho), à frente do romeno Mihaita Papara e do espanhol Victor Gonzalez.

+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022

+ Quadro de Medalhas de Pequim 2022

André Barbieri bem que tentou surpreender. No início da bateria, ele chegou a forçar o ritmo e se posicionar à frente do austríaco Rene Eckhart. Entretanto, na metade da disputa, o rival já havia retomado a posição e conseguiu abrir vantagem até a linha de chegada.

A vitória na bateria foi do chinês Liu Yiyang, que surpreendeu a todos e foi o quarto colocado na classificatória – à frente de favoritos como o neerlandês Chris Vos. O estadunidense Noah Elliot, bronze nessa prova nos Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang, em 2018, ficou com a segunda vaga.

Canadense Tyler Turner confirma favoritismo

Na prova LL 1, de André Barbieri, o canadense Tyler Turner confirmou o favoritismo e ficou com a medalha de ouro ao vencer todas as baterias até à final. O estadunidense Mike Schultz conquistou a prata e o chinês Wu Zhongwei ganhou o bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A China, por sua vez, dominou o pódio da categoria UL (amputados nos membros superiores): Ji Liijia foi ouro, Wang Pengyao ficou com a prata e Zhu Yonggang com o bronze. Depois, na categoria LL 2 (amputados nos membros inferiores abaixo do joelho), a vitória foi de Matti Suur-Hamari, da Finlândia, seguido por Garrett Geros, dos Estados Unidos, com a prata, e do australiano Ben Tudhope, bronze.

Já na única categoria feminina, a LL 2, a medalha de ouro foi da veterana francesa Cecile Hernandez, 47 anos – foi seu primeiro título paralímpico. A prata foi da canadense Lisa DeJong e o bronze da estadunidense Brenna Huckaby.

André Barbieri retorna para a disputa do Banked Slalom

A 13ª posição na prova do Parasnowboard Cross não representa o fim da linha do brasileiro nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Pelo contrário, ele ainda tem mais uma prova para disputar na madrugada do dia 12 de março, a partir das 1h, no horário brasileiro.

André Barbieri é um dos inscritos para a prova de Banked Slalom masculino da categoria LL1 entre os homens. A disputa não possui classificatória, ou seja, é por tomada de tempo do competidor. Cada atleta faz três descidas e apenas o melhor tempo entre os três é levado em consideração.

O vencedor é aquele que tiver o tempo mais rápido no fim de todas as participações. O Banked Slalom é uma disciplina rápida do Parasnowboard que lembra o Slalom do Esqui Alpino olímpico. O atleta passa pelos portões em uma pista com curvas acentuadas e obstáculos até a linha de chegada.

Mais em Pequim 2022