Siga o OTD

Pequim 2022

André Barbieri fica em 13º no Banked Slalom do Parasnowboard

André Barbieri se despede dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022 com a 13ª posição no Banked Slalom nessa madrugada

André Barbieri Parasnowboard Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022
André Barbieri fez sua última prova em Pequim 2022 justamente no dia em que perdeu a perna amputada (Ale Cabral/CPB)

O 11 de março já era uma data especial para o brasileiro André Barbieri por diversos motivos. A partir de 2022, ele ganhou mais um para se lembrar dela. A data representa a despedida do atleta de parasnowboard nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Ele esteve presente na disputa do Banked Slalom nessa madrugada no horário brasileiro.

O representante do Brasil terminou a disputa na 13ª posição da categoria LL 1 (amputados nos membros superiores acima do joelho). Ele conquistou o tempo de 1min22seg18 na segunda descida. Assim, repete a posição obtida na prova de Cross. Na ocasião, também ficou no Top 13 da disputa.

+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022

+ Quadro de Medalhas de Pequim 2022

Nessa disciplina, cada atleta faz duas corridas e apenas o índice mais rápido é levado em conta na classificação final. Na primeira descida, André Barbieri enfrentou uma dificuldade na primeira parte da disputa, perdendo o traçado e obtendo a marca de 1min43seg86.

No total, 16 competidores participaram da prova. A medalha de ouro foi do chinês Wu Zhongwei, com 1min10seg85. A medalha de prata foi de Chris Vos, dos Países Baixos, com 1min12seg06. Por fim, o canadense Tyler Turner, campeão paralímpico no cross, completou o pódio com 1min12seg84.

China domina medalhas no parasnowboard

Além do ouro na categoria de André Barbieri, a China conquistou uma segunda medalha dourada no Banked Slalom nessa madrugada. Sun Qi foi o mais rápido entre os atletas LL 2 (amputados nos membros inferiores abaixo do joelho) com o tempo de 1min09seg73. O finlandês Matti Suur-Hamari foi o segundo e Ollie Hill, do Reino Unido, o terceiro.

Na categoria UL (amputados nos membros superiores) entre os homens, o francês Maxime Montaggioni surpreendeu os atletas da casa e levou o ouro com 1min09seg41. Os chineses Ji Lijia e Zhu Yonggang conquistaram a prata e o bronze, respectivamente.

Entre as mulheres, na categoria LL 2, a estadunidense Brenna Huckaby, bronze no cross, foi a campeã do Banked Slalom nessa madrugada de 10 para 11 de março. Ela alcançou o tempo de 1min17seg28 na segunda descida. As chinesas Geng Yanhong e Li Tiantian conquistaram a prata e o bronze, respectivamente.

André Barbieri comemorou “ampuversário”

Um dos motivos que faz o atleta brasileiro celebrar o 11 de março foi justamente o recomeço de sua vida. Foi nessa data, mas em 2011, que ele precisou amputar uma das pernas após sofrer um acidente justamente de Snowboard. “É meu 11º ampuversário”, escreveu de forma bem humorada no Instagram.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

André Barbieri praticava snowboard em Mammoth Mountain, nos Estados Unidos, quando sofreu um acidente gravíssimo e quebrou o fêmur da perna esquerda. Passou por quatro cirurgias em cinco dias, mas não teve jeito: precisou amputar a perna esquerda.

Sempre ligado ao esporte, ele continuou atrás de aventuras. Chegou a praticar o paratriatlo e o surfe adaptado, mas retornou ao snowboard paralímpico e conseguiu a classificação para Pequim 2022. Além disso, há outro motivo mais alegre para a data ser especial: foi em 11 de março de 2021 que nasceu sua filha caçula Maile.

Mais em Pequim 2022