Siga o OTD

Pequim 2022

Dicas para praticar esqui e esportes de neve com segurança

Confira dicas para praticar esportes de inverno com segurança e também para onde viajar e encontrar neve de verdade perto do Brasil

Jaqueline Mourão esqui cross-country Sérvia Pequim-2022 medalha de prata
(twitter/timebrasil/arquivo)

No embalo dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022, não há, entre que esteja acompanhando, quem não tenha a curiosidade de experimentar algum esporte de neve. Em São Paulo, por exemplo, é possível jogar curling e hóquei, além de patinar na Arena Ice, sede da Confederação Brasileira de esportes no gelo. Mas para o brasileiro praticar as modalidades de neve (com neve de verdade) não há outra alternativa a não ser viajar e o Olmpíada Todo Dia traz algumas dicas sobre como é possível fazer isso em segurança.

+Guia dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Agenda dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Todas as notícias sobre Pequim-2022

+Resumo do dia nos Jogos Olímpicos de Pequim-2022

ONDE ESQUIAR PERTO DO BRASIL?

As alternativas mais próximas para a prática de esportes de neve para os brasileiros são Argentina e Chile. Para praticar esqui ou snowboard, vale a pena deixar a viagem para julho ou agosto, quando a neve é garantida. O início e o final da estação (junho e setembro) podem ter tempestades de neve menos intensas, o que pode significar menos neve e até centros de esqui fechados.

Juntos, os dois países sul-americanos somam mais de 15 estações de esqui em seu território. Enquanto a Argentina tem Las Leñas, como a estação com maior área esquiável da América do Sul, o Chile conta com Chillán, onde está a pista mais longa do continente, chamada Três Marias.

E, se os hermanos contam para a prática de esportes de neve com as vizinhas San Carlos de Bariloche, Villa La Angostura e San Martín de Los Andes, com três estações próximas e vilarejos muito charmosos, o Chile oferece o grandioso Valle Nevado, El Colorado, Farellones e La Parva, uma pertinho da outra e a cerca de uma hora e meia da capital Santiago. 

Já a Argentina tem uma estação em plena Patagônia, na exótica e fascinante cidade de Ushuaia. Lá é possível ver também pinguins, que são praticamente o cartão postal da cidade, e os pontos turísticos são muito variados. O Farol do Fim do Mundo, por exemplo, é um monumento histórico que não pode ficar de fora do roteiro.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS

Todos os esportes de neve merecem alguns cuidados necessários para que nenhum acidente aconteça. São eles:

  • treinos antes dos esportes são sempre bem-vindos;
  • preparação física é indispensável;
  • pesquise sobre o esporte antes de praticá-lo;
  • conheça a fundo a maneira correta de realizar o esporte e procure um profissional para orientá-lo;
  • esteja bem alimentado e hidratado durante os treinos e esporte;
  • use as roupas e equipamentos necessários.

PRÁTICA COM SEGURANÇA

O seguro é essencial em qualquer tipo de viagem. Nada mais é do que um excelente investimento para proteger não somente a saúde, mas também o bolso dos diversos imprevistos que podem acontecer quando se está longe de casa.

Quem viaja para esquiar, por exemplo, precisa garantir que seu seguro cobrirá qualquer acidente decorrido dessa atividade. Por isso, os esportistas e amantes de aventura devem conferir os detalhes do que está incluído na cobertura e sanar as dúvidas antes de contratar o seguro, uma vez que esse tipo de atividade acaba deixando o turista mais vulnerável a lesões ou acidentes.

Uma dica interessante é cotar o seguro viagem com a Coris, cujas coberturas incluem mais de 50 modalidades esportivas em qualquer plano contratado, mesmo os mais básicos. Isso significa que os clentes da empresa não precisam adquirir uma cobertura adicional para a prática de esportes, seja amador ou profissional, o que a torna a melhor opção para atletas amadores, profissionais e viajantes adeptos do turismo de aventura. Lembre-se que o seguro viagem para atletas e esportistas é um item tão importante quanto o equipamento esportivo. Faça uma cotação agora mesmo.

[show-logos orderby=’none’ category=’pequim-2022′ activeurl=’same’ style=’none’ interface=’grid6′ tooltip=’false’ description=’true’ limit=’0′ padding=’0′ filter=’false’ class=’grid-guia’ ]

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Pequim 2022