Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiro de goalball define as quartas de finais no masculino

Primeira fase da competição chegou ao fim nesta terça-feira (26) e definiu os oito classificados para o mata-mata do torneio entre os homens

Há dois jogadores do IRM, com uniforme vermelho e preto. Um está destacado e faz o movimento de arremesso, enquanto o outro aparece ao fundo, ajoelhado. (Foto: Taba Benedicto/CBDV)
(Foto: Taba Benedicto/CBDV)

A primeira fase do torneio masculino do Campeonato Brasileiro de goalball chegou ao fim nesta terça-feira (26) e as oito equipes que disputarão o mata-mata da competição foram definidas. Serão elas: IRM-PR, Capital/Cetefe-DF, Apace-PB, Santos-SP, Sesi-SP, Athlon-SP, Acesa-SC e Uniace-DF, que disputarão as quartas de finais já nesta quarta-feira (27). Por outro lado, Cidep-MG e Amacap-PR caíram para a Série B.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O Instituto Roberto Miranda (IRM), do Paraná, fechou a primeira fase na liderança da classificação geral, com nove pontos. A equipe de Londrina superou o Santos por 11 a 7 nesta última rodada, numa reedição da disputa do bronze do ano passado. Dessa forma, o time enfrentará o Uniace-DF, que emplacou um game de 13 a 3 sobre o Cidep-MG e ficou em oitavo lugar na classificação geral.

O Santos, por sua vez, ficou em quarto lugar e enfrentará nas quartas de final o Sesi-SP, que terminou em quarto após bater o Athlon-SP por 11 a 4. Destaque para os seis gols de Parazinho. O segundo colocado da classificação geral foi o Capital/Cetefe-DF, que também teve três vitórias, a última diante do Icemat-MT por 14 a 7, com oito gols de Mizael. Seu próximo adversário será a Acesa-SC, que também fechou a primeira fase com uma vitória, contra a Urece-RJ, por 11 a 3. Outro time invicto na primeira fase foi a Apace-PB, que passou pela Amacap-PB por 14 a 4 na última rodada.

Santos, Sesi e AMC na semi feminina

No grupo A da disputa feminina, Sesi-SP e AMC-MT se classificaram após chegarem aos nove pontos no torneio. O time paulista bateu o Ierc-RN por 10 a 2, enquanto as mato-grossenses venceram a Apae Leopoldina-MG por 2 a 1. As equipes se enfrentarão nesta quarta-feira para saber quem ficará na primeira colocação da chave. Já no grupo B, o Santos venceu seu quarto jogo na competição, diante do Capital/Cetefe-DF, por 8 a 2, e assegurou a primeira colocação da chave. Por fim, no outro jogo do grupo, o Athlon-SP bateu o ICB-BA por 4 a 2. Athlon, Insep-SP e Cetefe disputam a segunda vaga da chave.

O Campeonato Brasileiro de Goalball será realizado até a próxima sexta-feira (29), no CT Paralímpico. O SporTV transmitirá as finais do evento, enquanto as semifinais e disputas pelo bronze terão transmissão do YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O acesso do público ao torneio é gratuito.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia