Siga o OTD

Paris 2024

A um ano dos Jogos Paralímpicos, Brasil tem 83 vagas garantidas

Faltando 366 dias para a Paralimpíada de Paris-2024, veja as vagas que o Brasil já tem asseguradas para o megaevento

Brasileiros desfilam na abertura do Mundial de atletismo paralímpico; Brasil tem vagas asseguradas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024
(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começarão daqui a um ano, no dia 28 de agosto, com a cerimônia de abertura a ser realizada na Champs-Elysées. A 366 dias do início do megaevento, já que 2024 é um ano bissexto, o Brasil já têm 83 vagas garantidas, em oito das 22 modalidades presentes no programa: vôlei sentado (masculino e feminino), goalball masculino, ciclismo, tiro com arco, atletismo, natação, canoagem e futebol de cegos.

No vôlei sentado, o Brasil já tem vaga assegurada nos dois naipes. A seleção feminina se classificou após o título mundial conquistado em Sarajevo, Bósnia, em novembro de 2022. Enquanto isso, a equipe masculina se garantiu em Paris após ser campeã parapan-americana, em competição realizada no Canadá, em maio deste ano. Cada time da modalidade terá 12 jogadores em Paris-2024, portanto o Brasil contará com 24 atletas na modalidade.

Outra equipe coletiva que se classificou após ser campeã mundial foi a do goalball masculino, que venceu o título em Portugal, em dezembro passado. Serão seis atletas no time. O feminino teve a oportunidade de se classificar por meio dos Jogos Mundiais da IBSA (Federação Internacional de Esporte para Cegos), mas acabou com a medalha de bronze (apenas o campeão levou a vaga). A próxima chance de vaga será nos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023, em novembro.

Seleção brasileira de futebol de cegos nos Jogos Mundiais da IBSA
Brasil foi bronze nos Jogos Mundiais e conquistou vaga para Paris no futebol de cegos (Foto: Renan Cacioli/CBDV)

Quem também disputou vaga nos Jogos Mundiais IBSA foi a seleção brasileira de futebol de cegos. Esta, no entanto, obteve êxito, ao faturar a medalha de bronze. Diferente do goalball, a modalidade previa a classificação para os três melhores times da competição, realizada em Birmingham, na Inglaterra. Em busca do hexacampeonato paralímpico, o Brasil terá oito atletas no futebol de cegos em Paris 2024.

Modalidades individuais

Entre as modalidades individuais, o Brasil tem duas vagas asseguradas no ciclismo, uma em cada naipe. Ambas as classificações não são nominais, ou seja, podem ser utilizadas por qualquer atleta, a depender da convocação da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), seja na pista ou na estrada. Elas foram obtidas através dos rankings mundiais da modalidade.

Já no tiro com arco, o Brasil tem outras duas vagas asseguradas, na disputa da equipe mista do arco composto open. A classificação aconteceu após Jane Karla e Reinaldo Charão conquistarem a medalha de prata no Mundial da modalidade, em Pilsen, na República Tcheca, em julho passado. É certo que o país terá, ao menos um homem e uma mulher na competição, mas as vagas também não são nominais.

Fernando Rufino no Mundial de paracanoagem
Fernando Rufino conquistou seu segundo título mundial no VL2 (Foto: Fábio Canhete/CBCa)

Outra modalidade em que as vagas também pertencem ao país é a canoagem. O Brasil assegurou classificação em quatro provas durante o Mundial da modalidade, que terminou neste domingo (27), em Duisburg, na Alemanha. São duas no masculino, no VL2 e no KL1, graças ao ouro de Fernando Rufino e o bronze de Luis Carlos Cardoso nas respectivas provas, e duas no feminino, no VL3 e no VL2, obtidas após o bronze de Mari Santilli e o quinto lugar de Debora Benevides.

Natação e atletismo

O Brasil também tem vagas asseguradas na natação e no atletismo para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, obtidas após os Mundiais das modalidades. É certo que já são 37 no atletismo, sendo 25 no masculino e 12 no feminino, após o histórico desempenho de 47 medalhas no Mundial de Paris. Na natação, a quantidade de vagas brasileiras ainda não é certa, pois o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) ainda não divulgou. O Brasil teve seis campeões mundiais em Manchester, em agosto. As vagas também não são nominais e a definição dos classificados ocorrerá no ano que vem.

Carol Santiago e sua terceira medalha de ouro em Manchester
Carol Santiago conquistou oito medalhas em Manchester (Foto: Douglas Magno/CPB)

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 terá 22 modalidades: badminton, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, canoagem, hipismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, tiro com arco, atletismo, halterofilismo, vôlei sentado, natação, remo, tiro esportivo, taekwondo, triatlo, rúgbi em cadeira de rodas e ciclismo. No entanto, há 23 pictogramas, pois o Comitê Organizador fez um para o ciclismo de estrada e outro para o de pista.

A cerimônia de abertura da Paralimpíada acontecerá no dia 28 de agosto. De maneira inédita, a solenidade não ocorrerá em um estádio. O desfile dos atletas se estenderá pelo coração da capital francesa até a icônica Praça da Concórdia. Os primeiros eventos ocorrerão um dia depois, no dia 29, em uma quinta-feira. O evento acabará em 8 de setembro. O Brasil teve 253 atletas em Tóquio-2020 e faturou 72 medalhas, sendo 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024