Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Ana Paula Marques fica em sétimo no Mundial de halterofilismo

Competindo na categoria até 61 kg, a halterofilista brasileira levantou a marca de 99 kg

Halterofilista brasileira Ana Paula Marques (Marco Antonio Teixeira/MPIX/CPB)
(Marco Antonio Teixeira/MPIX/CPB)

Em mais um dia de disputa do Mundial de halterofilismo paralímpico, nos Emirados Árabes Unidos, a brasileira Ana Paula Marques acabou na sétima posição na competição feminina. Além disso, nesta segunda-feira (28), outras duas paratletas do Brasil irão buscar medalhas para o país.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Durante a tarde em Dubai, a gaúcha Ana Paula Marques, do Centro de Referência de Brasília, suportou 99 kg e ficou na sétima posição na categoria até 61 kg, com três movimentos válidos. Na mesma prova, a paraense Naira Célia da Cruz, do Centro de Referência do Rio Grande do Norte, levantou 95kg e ficou com a nona colocação. O ouro foi para a nigeriana Onyinyechi Mark (144 kg) e a prata, para a egípcia Fatma Korany (122 kg). Por fim, a chinesa Jianjin Cui, que também levantou 122 kg, ficou com o bronze.

Participação masculina

Antes disso, na disputa da categoria até 54 kg masculina, o paulista Bruno Carra, um dos participantes do Centro de Referência de Itu, acertou um levantamento de 162 kg em seu primeiro movimento, enquanto o potiguar João Maria França Junior não obteve tentativas válidas. A prova foi vencida pelo Cazaque David Degtyarev, com 180 kg, seguido pelo chinês Jinglang Yang (179 kg), com a prata, e o nigeriano Roland Ezuruike, com o bronze (178 kg).

“Foi uma prova boa, levando em conta o nível alto do Mundial. Claro que gostaria de ter feito mais. Cometi um erro técnico, não me atentei à altura do suporte um pouco diferente, e isso pode ter interferido no meu resultado final. Mas, agora é me preparar para os Jogos Parapan-Americanos [em Santiago, no Chile, em novembro]”, afirmou Bruno. 

“Eu ainda não consigo visualizar um erro específico nesta competição. Tivemos muito cuidado com minha alimentação, meu descanso, meu treinamento. Mas vou estar muito mais motivado para ser superior nos Jogos Parapan-Americanos [no Chile, em novembro]. Sempre busquei o meu melhor e vou brigar por minha medalha. Eu agradeço ao Comitê Paralímpico Brasileiro por todo o suporte que nos dá, a toda a equipe multidisciplinar que me acompanhou aqui, ao médico Rodrigo Braga, à fisioterapeuta Caroline de Camargo, ao psicólogo André Aroni e ao meu técnico Carlos Willians”, disse João Maria.

Já na noite de Dubai, o pernambucano José Arimateia Lima suportou 203 kg em seu terceiro levantamento e ficou na oitava colocação na categoria até 97 kg. A medalha de ouro ficou com o chinês Panpan Yan, com 233 kg erguidos, a prata, com o uzbeque Farhod Umirzakov (232 kg), e o bronze, com o iraniano Seyedhamed Solhipouravanji (226 kg).

Atletas brasileiros em ação nesta segunda-feira

Além disso, a segunda-feira (28) terá duas halterofilistas brasileiras estreantes em Mundiais no tablado. A mineira Cristiane Alves Reis compete pela categoria até 55 kg, enquanto a manauara Maria de Fátima Castro estreia na categoria até 67 kg.

Maria está na nona colocação do ranking mundial do ciclo Paris 2024, com um levantamento de 112kg anotado em Dubai, em dezembro de 2022. Cristiane ainda não aparece neste ranking. Nas seletivas para os Jogos Parapan-Americanos, realizadas no começo de agosto, no Chile, Maria de Fátima suportou 124kg e Cristiane, 95kg. A competição, porém, não está no rol das que são levadas em consideração para qualificação para os Jogos de Paris.

“Eu tenho buscado ficar mais quietinha, descansar, visualizando bem os movimentos que vou fazer. Também tento assistir a todas as competições para aprender tudo o que posso, pensando em como vou reagir. Fico ansiosa, dá um frio na barriga, mas também tenho confiança de que vou melhorar minha marca — e o resto é consequência. Se eu acertar minhas três pedidas, vou ficar bem feliz e satisfeita”, afirmou Cristiane.

“Minha preparação está sendo boa. Tenho focado nos treinos em possíveis pedidas, percebendo erros e tentando melhorar. O Val [técnico Valdecir Lopes] que vai fazer meu jogo, definir os pesos amanhã. Só tenho a agradecer a ele e a toda a comissão por tudo o que estou aprendendo”, disse Maria.

Confira a programação de brasileiros nesta segunda-feira, 28 (horários de Brasília-DF)

Categoria até 55 kg feminina – 4h50
Cristiane Reis

Categoria até 67 kg feminina – 8h55
Maria de Fátima Castro

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia