Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Estreante, Maria de Fátima alcança top-5 no Mundial de Dubai

Amazonense Maria de Fátima ergueu 123kg e ficou em 5º lugar no Mundial de halterofilismo em Dubai

Maria de Fátima Castro no Mundial de halterofilismo de Dubai
(Foto; Murilo Spina/CPB)

A amazonense Maria de Fátima Castro ergueu 123kg e obteve a quinta colocação na categoria até 67kg do Mundial de halterofilismo paralímpico, nesta segunda-feira (28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Esta foi sua primeira participação na competição. Cristiane Alves também competiu no dia e ficou em 11º lugar na categoria até 55kg.

Maria de Fátima realizou seus dois primeiros levantamentos com êxito, marcando 115k e 123kg na barra. A princípio, a atleta, nascida em Tefé (AM), sinalizou uma terceira tentativa de 127kg, mas depois subiu a pedida para 130kg para que pudesse brigar pela medalha de bronze. Entretanto, ela não teve sucesso e acabou com a marca de 123kg.

O pódio na categoria até 67kg do Mundial foi formado por uma dobradinha chinesa. Yujiao Tan levou o ouro, com 134kg, enquanto Liye Liau ficou com a prata, marcando 133kg. A colombiana Berta Cecilia Fernandez bateu o recorde das Américas com 129kg para levar a medalha de bronze.

Recorde ficou perto

Caso tivesse acertado seu último levantamento, Maria de Fátima teria superado o recorde brasileiro de Mariana D’Andrea, que, quando ainda competia na categoria até 57kg, superou 128kg em novembro de 2019. Atualmente, Mariana compete na categoria até 79kg e foi campeã mundial no último sábado (26).

“Eu prefiro não saber qual o peso que tem na barra. Sabia só o da minha primeira pedida, para a qual eu estava bem confiante. Na segunda e na terceira, só olhei o painel e soube quanto tinha quando a barra estava lá em cima. Fiquei muito feliz com o que aconteceu hoje. Eu não vim ainda com o objetivo de ter uma medalha, eu queria aumentar minha marca no ranking mundial dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Sair dos 112 kg e me garantir no top-5 era uma das minhas metas. Vim para fazer e fiz. Confirmei que o trabalho que estou fazendo está dando certo”, afirmou Maria.

Mineira é 11ª

Outra brasileira a entrar em ação no dia no Mundial de halterofilismo paralímpico, a mineira Cristiane Alves Reis ficou na 11ª colocação na categoria até 55kg, ao erguer 93kg. O ouro foi para a egípcia Rehab Ahmed, com 133kg. A ucraniana Mariana Shevchuca (126kg) levou a prata, enquanto a chinesa Jingping Xiao (125kg) ficou com o bronze.

Até aqui, o Brasil acumula três medalhas neste Mundial de halterofilismo, sendo duas no adulto e uma no júnior. Mariana D’Andrea (79kg) levou o ouro, enquanto Lara Lima (41kg) foi bronze. Lara ainda levou o ouro na disputa júnior. Esta já é a melhor campanha do país na competição. Evânio Rodrigues (88kg) e Ailton Andrade (80kg) entrarão em ação nesta terça-feira (29).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia