Siga o OTD

Livros e séries sobre liderança no esporte que inspiram

Basquete

Livros e séries sobre liderança no esporte que inspiram

As indicações de livros e séries sobre esporte hoje do OTD Cultural ficam por conta de Maurício Barros, autor do livro “Descubra o Craque que Há em Você”

pandemia do novo coronavírus mudou drasticamente as nossas rotinas. Para evitar a propagação do vírus e ajudar no isolamento social, criamos, em março, o OTD Cultural, com indicações de livros, documentários e filmes esportivos para você aproveitar nessa quarentena.

O quadro virou semanal e agora está em vídeo. Na semana passada, em ritmo de World Series, listamos fimes e documentários relacionados ao beisebol.

A edição de hoje é especial para o OTD Cultural. Isso porque, pela 1ª vez, recebemos um convidado. O comentarista e apresentador do canal BandSports Maurício Barros recentemente escreveu o livro “Descubra o Craque que Há em Você”, que traz lições do universo esportivo para quem quer alcançar o sucesso pessoal e profissional. Os cases ressaltam a importância do Reset para as conquistas da vida.

Maurício Barros, o 1º convidado do OTD Cultural (arquivo pessoal)

Além de falar sobre sua obra, Maurício listou outras três que o inspiraram a escrevê-la.

Clique no vídeo acima e assista em primeira mão o programa!

As quatro biografias do OTD Cultural especial Outubro Rosa são:

  • Descubra o Craque que Há em Você
  • The Playbook
  • Open – A minha história
  • Veneno Remédio

DESCUBRA O CRAQUE QUE HÁ EM VOCÊ

No esporte, na vida e no trabalho, ter alto desempenho e conquistar sucesso exige elevada dose de determinação, foco e entrega de corpo e alma. Conscientes destas necessidades, o consultor em gestão e liderança empresarial César Souza, CEO do Grupo Empreenda, e o jornalista Maurício Barros, se uniram e comprovaram a eficiência do trabalho em equipe na elaboração do livro “Descubra o craque que há em Você – Lições do Mundo do Esporte que podem levar você ao topo na profissão e na vida”.

Recebemos o jornalista Maurício Barros, autor do livro Descubra o Craque que Existe em Você, e listamos livros e séries sobre liderança no esporte
Descubra o Craque que Existe em Você e mais livros/séries esportivas (reprodução)

Com a paixão pelo esporte comum a ambos, César Souza e Maurício Barros criaram um livro, a partir de criteriosa análise de diversas situações vividas por atletas, treinadores e equipes de diversas modalidades esportivas, para encorajar quem deseja se tornar um craque na vida, em qualquer área profissional.

O universo das competições esportivas oferece perspectiva privilegiada para reflexões sobre a natureza humana. As histórias apresentadas em “Descubra o Craque que Há em Você” são, relacionadas ao ambiente profissional, familiar e empresarial, inspirando ações concretas, eficazes e transformadoras.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Em seus capítulos, a obra aprofunda cinco dimensões desse aprendizado incluindo: integração, determinação, superação, inovação e autogestão.

THE PLAYBOOK

The Playbook – Estratégias Para Vencer, reúne cinco técnicos renomados que compartilham suas regras pessoais para obter sucesso nos esportes e na vida. Por meio de entrevistas emocionantes e profundas, a série documental explora os momentos críticos na carreira dos treinadores, bem como os aprendizados que moldaram suas filosofias profissionais.

OPEN – A MINHA HISTÓRIA

Uma dos livros esportivos mais bem escritos até hoje. Lançado em 2009, OpenA Minha História é um relato da vida e da carreira do ex jogador Andre Agassi, um dos maiores nomes da história do tênis.

É comum vermos autobiografias bastante contaminadas com distorções, visões parciais e que louvam mais os triunfos do atleta do que os fracassos. Em virtude disso, a pessoa pode imaginar que esse seja o caso do livro de um tenista vencedor de oito Grand Slams e um dos poucos na história que conseguiu conquistar os quatro deles (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open). Não é.

Agassi cita em Open os erros, fracassos, frustrações, o ódio pelo tênis no início, relacionamento difícil com o pai, o incrível fato de apreciar mais suas grandes derrotas do que vitórias, dentre muitos outros pontos surpreendentes e fascinantes e que te fazem não querer largar o livro nem para ir ao banheiro.

Recebemos o jornalista Maurício Barros, autor do livro Descubra o Craque que Existe em Você, e listamos livros e séries sobre liderança no esporte
Descubra o Craque que Existe em Você, de Maurício Barros, e mais livros esportivos (reprodução)

VENENO REMÉDIO

Os estudos de grande abrangência sobre o futebol, ao abordar as questões políticas, sociais, econômicas e comportamentais em torno do esporte, costumam deixar de lado o essencial: o jogo em si, aquilo que faz dele uma atividade capaz de apaixonar bilhões de pessoas dos mais remotos cantos do mundo.

O futebol, tal como foi incorporado e praticamente reinventado no Brasil, tem muito a dizer, com sua linguagem não-verbal, sobre algumas de nossas forças e fraquezas mais profundas, ajudando a ver sob outra luz questões centrais da nossa formação e identidade.

Descubra o Craque que Existe em Você, de Maurício Barros, e mais livros esportivos (rprodução)

Lançando mão de um sofisticado instrumental crítico que bebe na filosofia, na sociologia, na psicanálise e na crítica estética, José Miguel Wisnik desce às minúcias do jogo da bola e de sua evolução ao longo das décadas. Nas páginas deste ensaio, craques como Domingos da Guia, Pelé, Garrincha e Romário põem à prova, com sua linguagem não-verbal, idéias sobre o país de escritores como Machado de Assis, Mário e Oswald de Andrade, sociólogos como Gilberto Freyre, historiadores como Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior.

O futebol, em Veneno Remédio, não é mero “reflexo” da sociedade, mas tampouco se desenvolve à margem dela. É, como mostra Wisnik, uma instância em que as linhas de força e de fuga do embate social e da construção do imaginário se apresentam de modo ao mesmo tempo claro e cifrado, como costuma acontecer com as expressões artísticas.

Aproveitando os temas futebol e filosofia, deixamos aqui no oTD Cultural um clássico do humor mundial do grupo Monty Phyton que coloca em confronto os grandes filósofos de Alemanha e Grécia em uma partida do esporte mais popular do mundo.

Mais em Basquete