Siga o OTD

Atletismo

5 filmes e documentários para ver na Amazon Prime

Na 4ª edição do OTD Cultural no Youtube, o Olimpíada Todo Dia lista cinco filmes e documentários esportivos para você ver na plataforma de entretenimento; tem haka, sedentária correndo muito, maior atleta do século, pedaladas no Sul, e peixinho!

A pandemia do novo coronavírus mudou drasticamente as nossas rotinas. Para evitar a propagação do vírus e ajudar no isolamento social, criamos, em março, o OTD Cultural, com indicações de livros, documentários e filmes esportivos para você aproveitar nessa quarentena.

O quadro virou semanal e agora está em vídeo. Na semana passada, listamos 7 filmes e documentários esportivos para você ver na Netflix. Hoje, para agradar gregos e troianos, listamos cinco filmes e documentários sobre esporte para se assistir na Amazon Prime comendo uma pipoca.

Clique no vídeo acima e assista em primeira mão o programa!

OTD Cultural no Youtube 4 –Cinco filmes e documentários esportivos para ver na Amazon Prime

Os Cinco filmes e documentários esportivos na Amazon Prime são:

  • All or Nothing: New Zeland All Blacks
  • Ali
  • 4 dias e 4 Serras
  • A Maratona de Britanny
  • A Era do Peixinho

ALL OR NOTHING: NEW ZELAND ALL BLACKS

Na série All or Nothing, a Amazon Prime mostra imagens dos bastidores de um time esportivo. Começou com times de futebol americano e se expandiu para outros esportes, incluindo o rúgbi. No caso, a seleção da Nova Zelândia, mais conhecida como os All Blacks, permitiram pela primeira vez que uma equipe de filmagens registrassem imagens do grupo durante a temporada de 2017.

O narrador do filme é o consagrado diretor neozelandês Taika Waitiki, que os fãs da Marvel devem conhecer por ter dirigido o filme Thor Ragnarok e por dublar alguns personagens de Vingadores. 

O mais legal do documentário é que o foco não está no jogo de rúgbi em si, mas sim nos jogadores e suas personalidades. Apesar de serem super-astros, os jogadores demonstram serem pessoas simples e em nada se assemelham aos momentos de intensidade e loucura ao fazer o tradicional haka, danças típica do povo Maori que geralmente demonstram a paixão e intimidação. 

No OTD Cultural em vídeo dessa semana, listamos 5 filmes e documentários esportivos para se assistir na Amazon Prime comendo uma pipoca
5 filmes e documentários esportivos para ver na Amazon Prime (reprodução)

ALI

O filme esportivo de 2001 conta a história de dez anos dos 74 vividos por Muhammad Ali, o maior boxeador da história. É situado entre os anos de 1964 a 1974, onde diversos eventos marcaram a vida de Ali. Entre eles, seu título mundial dos pesos pesados, a conversão ao islamismo, as constantes críticas à Guerra do Vietnã, o seu banimento do boxe e o retorno para enfrentar Joe Frazier.

Muito bem dirigido, Ali é um show a parte para quem gosta de boas atuações. Will Smith, ator que interpreta o boxeador, foi indicado ao Oscar, mas acabou não vencendo. O filme recebeu ainda outra indicação: Jon Voight, veterano ator americano, foi nomeado para melhor ator coadjuvante.

Os melhores docs esportivos, livros esportivos e filmes esportivos para se ver na quarentena - Ali
5 filmes e documentários esportivos para ver na Amazon Prime (reprodução)

MARATONA DE BRITTANY

Um filme baseado em uma história reais que pode te inspirar a ingressar no esporte. Britanny é uma jovem acima do peso em Nova York extremamente sedentária cuja vida não engrena. Após se consultar com um médico e ouvir que era necessário a prática de esportes por sua parte, ela, do nada, decide começar a correr.

Na primeira tentativa, Britanny quase morre ao correr até a esquina de casa. Depois, vai evoluindo e tomando gosto pela coisa. Com a vida mudando de rumo, a jovem decide correr os 42,195km da Maratona mais famosa do mundo, a de Nova York.

Como disse Breno Barros, do blog do OTD Crônicas Olímpicas, A Maratona de Brittany é leve e se entrelaça com a história de muitas pessoas que colocaram a corrida na rotina diária

No OTD Cultural em vídeo dessa semana, listamos 5 filmes e documentários esportivos para se assistir na Amazon Prime comendo uma pipoca
5 filmes e documentários esportivos para ver na Amazon Prime (reprodução)

4 DIAS, 4 SERRAS

Essa é a primeira indicação nacional do OTD Cultural em vídeo nacional. Mas fiquem ligados que na semana que vem lançaremos um especial com produções do Brasil.

4 dias, 4 Serras conta a história de duas ciclistas amadoras que decidem sair da zona de conforto para pedalar pelos 3 estados do Sul do Brasil, passando por 4 montanhas em apenas 4 dias.

O primeiro episódio começa no Rio Grande do Sul e vai de Arroio Teixeira até a Serra do Pinto. No segundo elas passam por Santa Catarina e chegam a pedalar até 1400m de altura. O terceiro também é em SC, e passa pela Montanha do Corvo branco, que corta os três estados do Sul do Brasil. E as duas terminam no Paraná.

Com imagens exuberantes, o espectador pode conhecer belas paisagens de lugares não tão mostrados pela grande mídia.

5 filmes e documentários esportivos para ver na Amazon Prime (reprodução)

A ERA DO PEIXINHO

Apesar de ter esse nome, não se trata de um desenho infantil como Mundo Bitta ou Peppa Pig. Conta a história do esporte olímpico mais praticado no Brasil: o vôlei.

A Era do peixinho destrincha a história da modalidade do Brasil, desde o início até todas as gerações vitoriosas. Tem participação de grandes figuras do vôlei nacional como Marcelo Negrão, Sergio Escadinha, Nalbert, Fabi e outros.

O acervo obtido é bem rico e conta muitas imagens de bastidores dos atletas das gerações antigas da seleção brasileira feminina e masculina em momentos de descontração bem bacanas para quem é fã de vôlei. Alguns jogos antigos também são recuperados.

OTD Cultural no Youtube 3 –Sete filmes e documentários esportivos para ver na Netflix

Na semana passada, para celebrar o aniversário da Netflix, que ocorreu na quarta-feira (27), listamos sete filmes e documentários sobre esporte para se assistir na gigante do entretenimento comendo uma pipoca. Veja o vídeo abaixo e confira as duas outras edições do OTD Cultural em vídeo na sequência.

OTD Cultural no Youtube 2 – Atletas que migraram para o entretenimento

Confira também a segunda edição do OTD Cultural em vídeo. Listamos 10 atletas que viraram atores/atrizes ou escritores. Tem Tarzan das piscinas, vilões do 007, ator de filme de ação que praticou um esporte que você nunca imaginaria, dois dos escritores mais influentes do século XX, atriz com arremesso e rebatida forte, craque do futebol para os pequenos, e é claro, o clássico alienígenas versus humanos.

OTD Cultural no Youtube 1 – Filmes pro inverno

Aproveite também e confira abaixo a primeira edição do OTD Cultural em vídeo. Aproveitamos o frio que vem fazendo para dar dicas de filmes esportivos para ver no inverno, com um livro de bônus.

Tem um clássico da sessão da tarde que inspirou o Edson Bindilatti no bobsled, uma história que é bem clichê de filme americano, mas realmente aconteceu, um ataque bizarro de ataque nos Jogos de Inverno, Disney Pé Fria pra burro e o único brasileiro a correr nos polos norte e sul.

Mais em Atletismo