Siga o OTD

Natação

Troféu Brasil de Natação: onde assistir, inscritos e programação

Competição vai reunir melhores nadadores do País e definirá quatro seleções brasileiras para competições internacionais

Nadadores saltam da plataforma após largada no Parque Aquático de Centro Esportivo Santos Dumont no Recife natação ao vivo
Foto: Satiro Sodré/SSPress-CBDA

Começa na próxima terça-feira (30), o Troféu Brasil de Natação. A principal competição da modalidade no país vai acontecer pela primeira vez no Nordeste. O Parque Aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife-PE, vai reunir os melhores nadadores brasileiros para formar seleções visando quatro competições internacionais deste ano. O evento vai contar com transmissão ao vivo pela TV e internet.

Além da edição inédita no Nordeste, esta edição do Troféu Brasil de Natação promete reunir mais de 66 clubes de oito países diferentes, somando um total de 468 atletas inscritos. Nadadores da Argentina, Bolívia, Equador, Honduras, Kuwait, Paraguai, Peru e Uruguai estarão presentes.

“Nossa expectativa é ter uma grande competição no Recife. É o nosso principal evento e fizemos de tudo para oferecer a melhor estrutura para que os nossos atletas busquem seus índices para chegarem às Seleções. Tenho certeza que teremos excelentes tempos e formaremos equipes fortes para os eventos internacionais”, disse Gustavo Otsuka, gerente de natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). 

+ Confira a StarList

Para os nadadores brasileiros, além do título, o Troféu Brasil Natação também é uma porta de entrada para as competições internacionais deste ano. Através de índices, o campeonato selecionará os atletas para formar as seleções do Mundial de Esportes Aquáticos, Jogos Pan-Americanos, Campeonato Mundial Júnior e para Universíade. Além disso, as marcas também serão válidas para a Seletiva Olímpica 2024.

Presenças confirmadas

Recife vai receber 21 dos 27 nadadores brasileiros que disputaram as Olimpíadas de Tóquio, no Japão. Entre eles, destaque para Fernando Scheffer, bronze na última edição dos Jogos Olímpicos. Além disso, Guilherme Costa, medalhista no Mundial de Budapeste, também está inscrito.

Fernando Scheffer copa do mundo doha
Fernando Scheffer, medalhista de bronze em Tóquio (Instagram/f_scheffer)

Beatriz Dizotti, que conquistou o ouro na etapa de Barcelona-ESP do Mare Nostrum, assim como Luiz Altamir, medalhista em duas etapas do mesmo circuito, também são presenças confirmada. Soma-se à esses nomes, os de Stephanie Balduccini, Giovanna Diamante, Etiene Medeiros, Alexia Assunção e Matheus Gonche.

Horários e programação

O Troféu Brasil de Natação começa na terça-feira (30) e vai até o próximo sábado (03/06). O campeonato é dividido em eliminatórias pela manhã e finais à noite. Dessa forma, a fase classificatória acontece a partir das 9h30, enquanto as finais iniciam às 18h. Confira o programa de provas abaixo.

Transmissão ao vivo

O Troféu Brasil de Natação vai contar com transmissão ao vivo em diversas plataformas. Na TV por assinatura, a BandSports transmite as eliminatórias e finais com exceção das eliminatórias de sábado. 

Além disso, pela internet, o  Canal Olímpico do Brasil vai cobrir todas as provas do campeonato com Cacá Fernando na narração e o coach Alex Pussieldi nos comentários. Por fim, a grande novidade desta edição fica CazéTV, que transmitirá apenas as finais no YouTube. 

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Natação