Siga o OTD

Tóquio 2020

Brasil fecha sétimo dia da natação em Tóquio quatro medalhas

Após dia em branco, natação brasileira conquista quatro pódios na natação nesta terça; destaque para o ouro de Maria Carol Santiago

(Miriam Jeske/CPB)

Após passar em branco na última segunda-feira, a natação brasileira voltou a aparecer no pódio nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 nesta terça-feira. Com sete finalistas na água, o Brasil conquistou quatro medalhas no dia: um ouro com Maria Carol Santiago, uma prata com Gabriel Bandeira e o revezamento misto dos 4x100m e um bronze com Mariana Gesteira.

“Foi uma prova muito dura e muito rápida. Pulei na água e sai e já estava acabando. Todo mundo deu seu melhor, a gente sempre quer o ouro. Embora a prata seja um excelente resultado, a gente sempre quer mais. Ao mesmo tempo acho que temos muito para trabalhar e evoluir muito como time”, comenta Douglas Matera depois do revezamento.

Na segunda prova com brasileiros no dia, Maria Carol Santiago conquistou a sua terceira medalha paralímpica em Tóquio ao faturar o ouro numa prova liderada de ponta a ponta pela brasileira nos 100m livre da classe S12 feminino. Na mesma prova, o Brasil contou com outra finalista, com Lucilene Souza, que fechou a disputa na sexta colocação.

natação Tóquio Maria Carol Santiago  Gabriel Bandeira
Gabriel Bandeira conquistou a sua quarta medalha em Tóquio nesta terça-feira (Miriam Jeske/CPB)

Outro nadador brasileiro medalhista do dia foi Gabriel Bandeira. Com apenas 21 anos, o nadador subiu no pódio pela quarta vez em na capital japonesa ao conquistar a prata nos 200 m Medley da classe S14.

Pela penúltima prova da natação com brasileiros no dia, Mariana Ribeiro fez uma prova espetacular nos 100m livres da classe S9 e conquistou a medalha de bronze ao fechar a disputa em 1m01s82, apenas três centésimos a frente da quarta colocada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Fechando a terça-feira na capital japonesa, o Brasil ainda conquistou a medalha de prata com o revezamento misto dos 4 x 100 m livre. Com uma equipe formada por Wendell Belarmino, Douglas Matera, Luciene Souza e Maria Carol Santiago, o Brasil fechou a prova com o segundo melhor tempo, de 3m54s95, ficando atrás apenas da Rússia, que foi ouro com direito à recorde paralímpico batido com 3m53s79. O pódio foi fechado pela Ucrânia.

“Muito satisfeito com o desempenho. As meninas já tinham nadado os 100m livre duas vezes. Elas melhoraram o tempo da prova individual, Carol nadou o melhor da vida. Eu também. Feliz com o resultado. Cada um está muito feliz. A gente sempre quer mais. Atleta é assim, a gente sempre quer mais”, comentou Wendell.

Outras finais

Além das quatro medalhas, o país contou com outros dois finalistas nas finais na natação nesta terça-feira. O destaque ficou por conta de Patrícia Pereira dos Santos. Disputando a decisão dos 50 m peito da classe SB3, a nadadora fechou a prova na quarta colocação, com o tempo de 1m01s82, ficando a apenas 20 centésimos do pódio.

+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Abrindo o bloco de finais neste sétimo dia de competição, Caio Amorim foi o sexto colocado dos 400 m livre masculino da classe S8, ao finalizar a prova com o tempo de 4m35s16.

Mais em Tóquio 2020