Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela é eleita a melhor do mundo pela sétima vez

Brasileira coroa mais um ano em alto nível, nesse especificamente com a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Tóquio e uma arrancada no fim para levar o penta do circuito mundial

Ana Marcela Cunha maratona aquática melhor do mundo fina sétima vez
(divulgação)

Ana Marcela Cunha foi eleita pela Federação Internacional de Natação a melhor do mundo na maratona aquática em 2021. Foi a sétima vez que a brasileira ficou com a condecoração. Pra completar, o técnico dela, Fernando Possenti, também foi eleito como o melhor do ano. A premiação foi entregue nesta sexta-feira (17) em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

O 2021 que valeu mais um título de melhor do mundo para Ana Marcela Cunha foi mesmo de alto nível, culminando com a histórica medalha de ouro da maratona aquática nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Foi o que ela chamou de consagração da carreira. A nadadora baiana completou os dez quilômetros na Odabaia Marine Park “sobrando”, em menos de duas horas, e foi para o lugar mais alto do pódio. Além disso, depois da Olimpíada e de um breve descanso, ela voltou a competir e já venceu a etapa de Israel do Circuito Mundial. Depois ficou em segundo na de Abu Dhabi, resultados que, junto com uma outra vitória, em Doha, garantiram a ela o pentacampeonato. A atleta brasileira não era campeã do circuito mundial desde 2018. Antes, havia sido nos anos de 2010, 2012 e 2014.

Fábio Possenti Ana Marcela Cunha maratona aquática melhor do mundo fina sétima vez
Possenti e Ana Marcela (divulgação)

“2021 foi mágico! Nosso maior objetivo foi alcançado, o ouro olímpico! Ainda deu tempo para mais conquistas, ser pentacampeã do circuito mundial definitivamente não estava nos planos para este ano, nadei apenas três das quatro etapas realizadas e mesmo assim chegamos no topo, foi incrível.” Encerrado um objetivo, já vem outro. “O ciclo olímpico Paris 2024 já começou pra nós, vamos que vamos, com força, garra, muita determinação, pés no chão e muito amor, para fazer tudo que for preciso novamente em busca de novos desafios, novas conquistas!”

ana marcela cunha maratona aquática ouro olimpíada Jogos Olímpicos Tóquio
Possenti e Ana Marcela, logo após o final da prova em Tóquio (Jonne Roriz/COB)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Pentacampeã mundial

Além do ouro e do pentacampeonato do curcuito mundial de maratona aquática, Ana Marcela Cunha tem cinco títulos mundiais na modalidade. São quatro na prova de 25km (Xangai-2011, Kazan-2015, Budapeste-2017 e Gwangju-2019) e uma na de 5km (Gwangju-2019). A nadadora também conquistou a primeira medalha de ouro brasileira nos Jogos Pan-Americanos, em Lima-2019, se tornou a primeira brasileira campeã mundial dos Jogos Mundiais de Praia e também a primeira brasileira a ser campeã dos Jogos Mundiais Militares.

Mais em Maratona Aquática