Siga o OTD

Tóquio 2020

COI admite ter 80% de atletas que estarão em Tóquio-2020 já vacinados

Plano é aumentar a quantidade de imunizados até a abertura dos Jogos; já a Austrália ganhará sua 3ª Olimpíada nesta quinta

vacina pfizer Tóquio 2020
Segundo o COI, o objetivo é ter o maior número de atletas vacinados possível antes dos Jogos de Tóquio (Divulgação/Pfizer)

O plano do COI (Comitê Olímpico Internacional) em tentar vacinar o maior número possível de atletas antes da Olimpíada de Tóquio-2020 caminha para ter eficiência máxima. Nesta quarta-feira (9), Christophe Dubi, diretor executivo dos Jogos Olímpicos, anunciou que cerca de 80% dos atletas já classificados receberam vacinas contra a Covid-19.

Embora sempre tenha deixado claro que a vacinação não seria uma condição obrigatória para disputar os Jogos de Tóquio-2020, o COI sempre incentivou que quem pudesse, tentasse se imunizar. A entidade inclusive acertou um contrato de parceria com a farmacêutica Pfizer para a doação de vacinas aos comitês olímpicos nacionais, inclusive para o Brasil.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

A preocupação do COI em ter o maior número de pessoas envolvidas nos Jogos imunizadas é diminuir a rejeição da população do Japão aos Jogos Olímpicos. Por ainda estar sob estado de emergência e temer uma onda de explosão de casos de Covid-19 com a Olimpíada, muitos japoneses defendiam até mesmo o cancelamento do evento. Aparentemente, há um redução no número de novos casos e mortes nas últimas semanas em todo o país.

Até o momento, somente 11% da população do Japão recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus.

“Algumas semanas atrás, tínhamos anunciado que 74% dos atletas estavam vacinados. Agora, ultrapassamos esta marca. O que estamos fazendo agora é entrar em contato com todos os comitês olímpicos nacionais e com os atletas e ver onde podemos ajudar”, disse Dubi.

OLÍMPICAS

Austrália receberá sua terceira Olimpíada nesta quinta

A menos que ocorra uma mudança nos bastidores inesperada, a cidade australiana de Brisbane será anunciada nesta quinta-feira (10) como a sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032. O comitê executivo do COI deverá aprovar o relatório da candidatura de Brisbane, que passará a ser a terceira cidade da Austrália a receber os Jogos. As edições anteriores aconteceram em Melbourne-1956 e Sydney-2000.

A indicação de Brisbane será ratificada de forma oficial na Assembleia Geral do COI que acontecerá em 20 de julho, em Tóquio.

A escolha de Brisbane será uma vitória pessoal do vice-presidente do COI, John Coates, principal articulador da candidatura da cidade. Além disso, será a primeira no novo formato definido pelo COI na Agenda 20+20, buscando simplificar e baratear os processos de escolhas de sedes olímpicas. O objetivo é estimular que as cidades interessadas se ofereçam para receber o evento, sem criar mais a corrida de candidaturas. Com isso, acabando os gastos estratosféricos apenas para indicar uma cidade.

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil

Mais em Tóquio 2020