Siga o OTD

saltos ornamentais tom daley mattew lee

Laguna Olímpico

Trinta por cento das vagas para Tóquio-2020 ainda estão em disputa

Segundo o COI, mais de 7.800 atletas já têm vaga assegurada nos Jogos. Dos lugares ainda disponíveis, apenas 10% serão definidos por qualificatórios

A Copa do Mundo de saltos ornamentais em Tóquio definiu algumas das 7.800 vagas preenchidas (Divulgação/Fina)

Trinta por cento das vagas para Tóquio-2020 ainda estão em disputa

No mesmo dia em que a delegação do Brasil para a Olímpiada de Tóquio-2020 aumentou mais um pouco, o COI (Comitê Olímpico Internacional) fez uma atualização das vagas que ainda estão em disputa. Por sinal, o funil vai se estreitando cada vez mais. Neste momento, 7.800 atletas já tem presença assegurada no Japão a partir de 23 de julho. Restam 30% de vagas em disputa, segundo o COI.

Nesta quarta-feira (12), quando o Time Brasil viu chegar ao total de 223 participantes, com as classificações de Luiz Francisco no skate park, e de Ygor Coelho e Fabiana Silva no badminton, o COI divulgou um novo balanço das vagas remanescentes e das que já foram preenchidas. Um total de 7.800 dos cerca de 11 mil atletas esperados para competir em Tóquio já estão com lugar garantido.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

Parte deste cota foi alcançada após a realização de 20 eventos qualificatórios organizados nas últimas duas semanas pelas federações internacionais de vários países. Todas estas competições realizadas de acordo com normas de segurança contra a Covid-19. Um destes eventos aconteceu em Tóquio, na Copa do Mundo de saltos ornamentais, no começo de maio. Todas estas competições reuniram cerca de 40 mil atletas, segundo o COI.

Até o dia 29 de junho, as federações precisão definir os últimos 30% destes classificados. Dentro deste total, 20% das vagas serão alocadas por meio de rankings mundiais ou olímpicos. Os demais 10% acontecerão através de eventos qualificatórios. Entre eles, estão o Pan-Americano de ginástica artística, rítmica e de trampolim, que acontecerá no Rio a partir de 4 de junho, e o pré-olímpico masculino de basquete, também em junho, na Croácia.

Entre as modalidades que já encerraram seu processo qualificatório estão o ciclismo estrada, ciclismo de pista, saltos ornamentais, hipismo, futebol, handebol, hóquei sobre grama, escalada esportiva, vôlei, polo aquático e wrestling.

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil

Mais em Laguna Olímpico