Siga o OTD

Tóquio 2020

Luiz Francisco é o primeiro skatista do Brasil garantido na Olimpíada

Cancelamento do Mundial de park antecipou a classificação do skatista Luiz Francisco, segundo colocado do ranking mundial, para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Luizinho Francisco no Vans Park Series de São Paulo

Integrante da Seleção Brasileira de Skate, Luiz Francisco é o primeiro skatista do Brasil classificado para a estreia da modalidade na Olimpíada. A vaga foi assegurada matematicamente nesta terça-feira (11), a partir do anúncio da World Skate de que o Dew Tour (16 a 23 de maio, em Des Moines – Iowa – EUA) terá mantida a pontuação de Pro Tour. Por conta do cancelamento do Mundial de Park de 2021, o evento da próxima semana será o último classificatório para o Park. Com isso, o Brasil chega a 223 atletas classificados para os Jogos Olímpicos.

“A notícia que chegou hoje me deixou muito feliz. Foram três anos na correria, competindo, viajando. Realmente não foi fácil chegar até aqui. Tenho só a agradecer à Confederação, a CBSk, por ter me apoiado desde o início, à minha família, ao Leonardo Romeu, que é meu fisio, ao Leandro, que são pessoas que acreditaram em mim todos os dias. Não só cobrando e sim impulsionando a não desistir. Desde o início era uma coisa que eu queria. Querendo ou não, Olimpíada é o maior evento que temos de esporte no mundo. Então, fazer parte da primeira Seleção Brasileira de Skate, da primeira Olimpíada com skate, é um marco histórico. E conseguir ter assinado o meu nome nele é muito gratificante. Estou muito feliz. Não tenho palavras para descrever. Está difícil até raciocinar ainda. Mas é isso. Até lá agora é uma longa estrada e vamos buscar isso aí pra gente”, comemora Luiz Francisco.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Natural de Lorena (SP), o skatista de 20 anos ocupa a segunda colocação do ranking mundial. Ao longo das classificatórias olímpicas, Luiz Francisco foi vice-campeão do Aberto Internacional de Nanjing (CHI / evento 5 estrelas), em julho de 2019, e, em setembro daquele mesmo ano, o brasileiro ficou com a prata no Mundial realizado em São Paulo.

https://www.instagram.com/p/COyauZ5N6vR/embed/?cr=1&v=13&wp=1080&rd=http%3A%2F%2Fwww.cbsk.com.br&rp=%2Fnoticias%2Fnoticias%2Fluiz-francisco-e-o-primeiro-brasileiro-classificado-para-estreia-do-skate-nas-olimpiadas%2F1989#%7B%22ci%22%3A0%2C%22os%22%3A1992.194999998901%2C%22ls%22%3A1953.590000004624%2C%22le%22%3A1987.0200000004843%7D 

Luiz Francisco está com a delegação brasileira na Califórnia (EUA) participando de período preparatório para a disputa do Dew Tour.

“Temos buscado criar as melhores oportunidades para os skatistas brasileiros. A conquista da vaga pelo Luizinho representa que o primeiro desses nossos 12 objetivos foi alcançado. É algo que nos emociona e enche de orgulho, tanto pelo Luizinho e pela família dele quanto pelo trabalho que temos realizado”, destaca Eduardo Musa, presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

“Vejo nesses dois anos juntos o quanto o Luizinho se entrega ao projeto e vem se preparando de forma excepcional. Ele leva a sério tudo que a gente passa, tanto na parte física quanto na técnica. Ele é muito determinado. Um competidor nato. Quando entra no game, entra para vencer e superar qualquer obstáculo. Ele teve algumas lesões e conseguiu driblar essas dificuldades. Ter essa superação e conseguir se manter no topo é um mérito do Luizinho, que merece tudo que está acontecendo. Acredito que o suporte que ele tem, junto com o trabalho da CBSk, só fortaleceu. É uma conquista para ele e para nós ele ser o primeiro classificado. Essa notícia me deixa muito feliz pelo Luizinho”, completa Edgard Pereira Vovô, consultor técnico da Seleção Brasileira de Park.

O skate brasileiro poderá contar com até 12 representantes nos Jogos de Tóquio, três por modalidade (Park e Street) e gênero (feminino e masculino).

Mais em Tóquio 2020