Siga o OTD

Tóquio 2020

Boxe cancela Pré-Olímpico mundial e últimas vagas serão via ranking

Torneio mundial seria realizado em Paris, no mês de junho. Já os qualificatórios continentais de boxe estão confirmados

Pandemia força a adaptação nos treinos da seleção brasileira de boxe
Seleção brasileira de boxe definirá sua sorte no Pré-Olímpico das Américas (Reprodução/cbboxe.org.br)

A segunda-feira (15) reservou uma surpresa não muito agradável para os atletas do boxe que sonham com uma vaga na Olimpíada de Tóquio-2020. A Força-Tarefa do boxe (BTF, na sigla em inglês) criada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), que assumiu a organização do torneio, anunciou que foi cancelada a disputa do Pré-Olímpico mundial, que aconteceria em Paris, no mês de junho. As vagas remanescentes que estariam em jogo serão distribuídas pelo ranking mundial de cada categoria.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga 

Os problemas com o calendário apertado e as restrições de viagem em vários países, por causa da pandemia do coronavírus, foram alguns dos motivos pelos quais a BTF optou pelo cancelamento do evento.

A BTF argumentou ainda que seria necessário um período mínimo de intervalo de um mês entre o final das qualificações continentais e o pré-olímpico mundial. Assim como entre esta competição e a Olimpíada de Tóquio. Das 53 vagas que estariam em disputa, seriam 32 para os homens e 21 entre as mulheres.

Valorização dos torneios continentais

Com o cancelamento do Pré-Olímpico mundial, aumentou ainda mais a importância dos qualificatórios continentais do boxe. Assim, o lutador não terá que depender da posição final no ranking em sua categoria para saber se estará ou não classificado para os Jogos Olímpicos.

Neste caso, somente o mais bem colocado em cada categoria, fora os que já foram qualificados pelos continentais, irá carimbar a sua vaga.

No caso do Brasil, a atenção passa a ser total no Pré-Olímpico das Américas. A princípio, o evento ocorrerá entre 10 e 16 de maio em Buenos Aires (ARG), quando serão definidas 49 vagas. Na Olimpíada Rio-2016, o Brasil esteve presente com um total de nove boxeadores.

A BTF foi criada pelo COI no final de 2019, após afastar a Aiba (Associação Internacional de Boxe) da coordenação da modalidade em Tóquio. A entidade foi suspensa por causa dos vários problemas administrativos e denúncias de corrupção entre seus dirigentes.

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil

Mais em Tóquio 2020