Siga o OTD

Tóquio 2020

Novo camping reúne nove atletas com índices olímpicos em Bragança

Darlan Romani, Alison Santos e Almir Junior estão entre os convocados para treinos, testes, exames e avaliações em camping no CNDA

Darlan Romani - GP Brasil Atletismo
Darlan Romani é um dos atletas que vai participar do camping desta semana em Bragança Paulista (Wagner Carmo/CBAt)

O Camping Nacional de Treinamento de Provas Individuais, que integra o Programa de Preparação Olímpica (PPO) da Confederação Brasileira de Atletismo e Comitê Olímpico do Brasil, visando a Olimpíada de Tóquio, será realizado desta terça-feira (16/2) até sábado (20/2), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP). Este é o segundo camping do ano. O primeiro ocorreu de 28 a 31 de janeiro, também no CNDA, e foi destinado para provas de revezamento.

Os atletas passarão por avaliações promovidas pelo Laboratório Olímpico nas áreas de Bioquímica, Fisiologia, Biomecânica, entre outras, conforme acordado previamente com os treinadores e atletas. Em Bragança Paulista, os participantes seguirão também com as atividades específicas desenvolvidas por seus treinadores pessoais.

Entre os destaques do Camping está o catarinense Darlan Romani, recordista sul-americano do arremesso do peso, com 22,61 m. O atleta do Pinheiros, quarto colocado no Mundial de Doha-2019, participará das atividades sem a companhia do técnico Justo Navarro, que só volta em março de Cuba. “Estou treinando normalmente no CNDA e vou fazer todos os exames e avaliações do Laboratório Olímpico”, disse o dono de nove títulos de campeão brasileiro, e medalha de ouro no Sul-Americano e nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019.

+ Gabriel Constantino faz melhor marca dele no ano e conquista prata na França

Outro campeão sul-americano e pan-americano, que participa das atividades, é o paulista Alison Santos, o Piu, finalista dos 400 m com barreiras no Mundial de Doha. “Estou pronto e ansioso para o camping e tenho boas expectativas sobre as avaliações que serão feitas pelo laboratório olímpico. Outro ponto importante é a concentração que esse camping oferece”, comentou Alison, que não compete desde o dia 30 de setembro de 2019, quando terminou em sétimo lugar no Mundial do Catar, quebrando o recorde sul-americano sub-20 da prova, com o tempo de 48.28. Com a marca, o atleta do Pinheiros, de 20 anos, ficou em sétimo lugar no Ranking Mundial e na liderança do Ranking Sul-Americano – ambos da categoria adulta.

Felipe Vinícius dos Santos (AABLU) obteve índice olímpico no decatlo no Troféu Brasil Caixa de Atletismo, em dezembro, em São Paulo. Ele passará pelas avaliações do COB pela primeira vez. “Acho importante ter alguns parâmetros pra podermos monitorar a condição de saúde e física ao longo da temporada. O Laboratório Olímpico tem pessoas qualificadas e equipamentos modernos para nos ajudar a tirar o melhor do Felipe e fazê-lo chegar à melhor forma em Tóquio”, observou o treinador Edemar Alves.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O camping, segundo a programação, começa às 11 horas desta terça, com reunião geral de atletas e treinadores e os responsáveis pelas atividades do COB e da CBAt. Estão previstas também no primeiro dia avaliação funcional, médica e fisioterápica, análise biomecânica e antropometria. No decorrer dos dias, os atletas farão exames de sangue e urina, treinos específicos e palestras sobre vários temas.

O camping de Bragança Paulista reunirá nove atletas – todos com índices olímpicos – e sete treinadores:

Atletas

Masculino
Almir Cunha dos Santos (Sogipa) – salto triplo
Augusto Dutra (Pinheiros) – salto com vara
Alison Santos (Pinheiros) – 400 m c/barreiras
Gabriel Constantino (Pinheiros) – 110 m c/barreiras
Eduardo de Deus (CT Maranhão) – 110 m c/barreiras
Darlan Romani (Pinheiros) – arremesso do peso
Felipe Vinícius dos Santos (AABLU) – decatlo
Márcio Teles (Orcampi) – 400 m c/barreiras

Feminino
Andressa Oliveira de Morais (Pinheiros) – lançamento do disco

Treinadores
Edemar Alves dos Santos (SP)
Henrique Camargo Martins (SP)
Evandro Lazari (SP)
José Haroldo Loureiro Gomes (RS)
Felipe de Siqueira (SP)
Katsuhico Nakaya (SP)
Renan Valdeiro (RJ)
Everton Luiz Ribeiro (SP)

Mais em Tóquio 2020