Siga o OTD

Judô

Rafaela Silva conquista primeiro ouro no circuito após retorno

Campeã olímpica da Rio-2016 vence o Grand Prix de Almada, em Portugal, volta ao lugar mais alto do pódio e soma pontos importantes para voltar a figurar entre as melhores do ranking mundial

Rafaela Silva medalha ouro prata Grand Prix de Portugal Almada judô
Rafa chora após vencer a semifinal e garantir um lugar no pódio (Gabriela Sabau/IJF)

A brasileira Rafaela Silva voltou a subir no pódio em um torneio do circuito internacional de judô. Ela faturou o ouro do Grand Prix de Almada, em Portugal, ao bater na decisão a holandesa Pleuni Cornelisse nesta sexta-feira (28) com um ippon em pouco mais de um minuto de luta. A conquista vem pouco mais de três meses após o retorno da judoca às competições oficiais depois de cumprir dois anos de suspensão. Com o resultado, soma 700 pontos no ranking mundial e dará um bom salto para se recolocar entre as melhores do mundo na categoria até 57 quilos.

A competição em Portugal foi apenas a segunda de Rafaela Silva no circuito mundial após a volta. A primeira foi o Grand Slam de Baku, em novembro, quando a campeã olímpica da Rio-2016 caiu na primeira luta. O retorno oficial ocorreu em 24 de outubro na seletiva para o Campeonato Brasileiro, torneio que ela venceu para depois levar o ouro no nacional. Fora do país, a brasileira ganhou o Mundial Militar em Paris e levou um bronze por equipes defendendo o Valência na Champions League de judô, disputado também na capital francesa.

“É diferente, parece que eu cheguei na seleção brasileira agora, minhas primeiras competições, meus primeiros passos, relembrei hoje a sensação de ouvir o hino depois de tanto tempo afastada do judô, do tatame, desse clima de competição que eu amo. Estou muito feliz com meu desempenho, são 700 pontos muito importantes na busca pra minha vaga olímpica Acho que a diferença, não só hoje, mas desde o momento que voltei, é que estou muito determinada a voltar a estar entre as melhores da minha categoria”, disse Rafaela Silva após conquistar o ouro no torneio em Portugal.

Rafaela Silva medalha ouro prata Grand Prix de Portugal Almada judô
Rafaela chora após vencer a semifinal e garantir uma medalha (Gabriela Sabau/IJF)

Caminho dourado

Na rota do ouro agora em Almada, Rafaela Silva começou vencendo a suíça Evelyne Tschopp em apenas 34 segundos de luta (veja abaixo). Com isso, avançou para as quartas-de-final onde bateu a tcheca Vera Zemanova por waza-ari, em um confronto mais equilibrado, definido somente no golden score. Na semifinal, a brasileira despachou a sul-coreana Eunsong Park também por waza-ari no golden score e se classificou para a final contra a holandesa. “A adversária (da final) era muito parecida com a Amanda (Lima) e encaixou direitinho o jogo que a gente fez na área de aquecimento”, revelou Rafaela que, pela primeira vez, teve na cadeira uma nova treinadora, sua ex-companheira de seleção, Sarah Menezes. “A Sarinha como treinadora foi fundamental. Ela me ajudou, me deu várias dicas. Teve um momento que eu perdi um pouco a cabeça antes de começar a competição e a Sarinha veio conversar comigo, me manteve focada.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Boa estreia em Almada

Quem também teve um bom desempenho no primeiro dia do Grand Prix em Portugal foi a jovem Amanda Lima, de apenas 22 anos, que estreou na seleção principal e no circuito mundial adulto. A pernambucana do Minas Tênis Clube começou com vitória sobre a portuguesa Ines Ribeiro, por waza-ari, e avançou às oitavas. Lá superou ninguém menos do que a atual vice-campeã europeia e número 16 do mundo, a sérvia Andrea Stojadinov, com um waza-ari aplicado nos segundos finais do combate. Nas quartas, Amanda caiu por ippon para a francesa Lea Beres, foi para a repescagem, onde perdeu no golden score para a holandesa Amber Gersjes. Fecha em 7º lugar e soma 182 pontos no ranking mundial.

Outros três brasileiros também nesta sexta no Grand Prix de Almada, mas não avançaram em suas chaves. Yasmim Lima (52kg) chegou a vencer a primeira luta, nas punições, contra a romena Alexandra Pop, mas foi imobilizada nas oitavas-de-final pela belga Amber Ryheul. Allan Kuwabara (60kg) e Jéssica Lima (57kg) ficaram na primeira rodada, caindo para Roshvan Aliyev (AZE) e Jaeryeong Kim (KOR), respectivamente. No sábado (29), a seleção contará com Daniel Cargnin, que estreia em nova categoria, a até 73kg. Ele foi medalha de bronze nos Jogos de Tóquio, mas na até 66kg. Lutam, ainda, Julio Koda Filho (73kg), Guilherme Schimidt (81kg), Aléxia Castilhos (63kg) e Maria Portela (70kg). As lutas classificatórias começam às 8h e as finais serão a partir das 14h. Assista ao vivo no OTD!

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô