Siga o OTD

Judô

Rafaela Silva fica com o título do Campeonato Brasileiro

A campeã olímpica da Rio-2016 venceu as quatro lutas que fez, três delas por ippon, para conquistar a medalha de ouro para o Rio de Janeiro. Mais seis títulos saíram na competição feminina

Rafaela Silva Campeonato Brasileiro de judô campeã
(IJF/Gabriela Sabau/arquivo)

A campeã olímpica da Rio-2016 Rafaela Silva foi o grande destaque do Campeonato Brasileiro feminino de judô disputado nesta terça-feira (23) em Pindamonhangaba, interior de São Paulo. Ela foi campeã na categoria até 57 quilos, representando o Rio de Janeiro, vencendo na final Amanda Culato, de São Paulo, por ippon. As outras seis medalhistas de ouro são Amanda Lima, Gabriela Conceição, Tamires da Silva, Millena da Silva, Ariana Silva e Giovanna Santos. O masculino será na sexta-feira (26).

O Campeonato Brasileiro de judô é a última etapa classificatória para a seletiva nacional que distribuirá duas vagas na seleção em 2022. Todas as quatro medalhistas de cada categoria vão para a seletiva, sendo que as campeãs serão cabeças-de-chave. Rafaela Silva já tem lugar confirmado na seleção no ano que vem por ter sido medalhista nos Jogos Olímpicos da Rio-2016. Todos os medalhistas naquela edição olímpica estão confirmados na seleção, bem como os que foram ao pódio e os que ficaram em sétimo lugar em Tóquio-2020.

+ Prêmio Brasil Olímpico de 2021 terá premiação para ‘mulheres inspiradoras’

A Braba

Rafaela Silva lutou quatro vezes no dia e venceu três por ippon. Além da final, aplicou o golpe perfeito em Maria Brito, da Bahia, na estreia, e em Lilian Santos, do Amapá, na segunda rodada. Na semifinal, passou por Milena Matias, do Mato Grosso do Sul, por waza-ari. Na disputa do ouro, derrotou Amanda Culato aplicando uma imobilização ainda nos primeiros momentos de combate. Layana Colman, representando Minas Gerais, e Bianca Reis, pelo Distrito Federal, ficaram com as medalhas de bronze na categoria.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais campeãs

Amanda Lima, na categoria até 48kg, foi a primeira campeã do dia, lutando por Minas Gerais. Ela derrotou Rafaela Batista, do Rio de Janeiro, por ippon na decisão. Ana Nobre, de Santa Catarina, e Maria Argemi, do Rio Grande do Sul completaram o pódio. Na até 52 quilos, o ouro também foi para Minas Gerais, com Gabriela Conceição derrotando Yasmin Lima, do Rio, com um waza-ari. O Distrito Federal, com Luiza Sousa, e Rio Grande do Sul, com Nathália Brígida, levaram o bronze. A última decisão da primeira parte do Campeonato Brasileiro feminino de judô foi na categoria até 63 quilos, com mais um duelo de Rio contra Minas. Desta vez, Rio levou com Tamires Silva batendo Gabriella Moraes. Os bronzes foram para Rayanne Lima, pelo Rio Grande do Sul, e Ana Grincevicus, do Mato Grosso do Sul.

Na segunda parte, Millena da Silva, de Minas Gerais, levou na até 70 quilos derrotando Erika Ferreira, do Ceará, na disputa pelo lugar mais alto do pódio. Yanka Pascoalino, de São Paulo, e Jéssica Santos, do Rio de Janeiro, completaram as medalhadas com os dois bronzes. Na até 78 quilos, o título também foi para Minas. Ariana Silva derrotou Paloma Pereira, do Distrito Federal, na final. Os bronzes foram para Bárbara Ribeiro, de São Paulo, e Gabrielle Ferreira, do Rio. Por fim, na acima de 78 quilos a campeã foi de São Paulo, Giovanna Santos, derrotando Camila Yamakawa, do Mato Grosso do Sul. Os bronzes ficaram com Stefanie Miranda, do Rio, e Victoria Oliveira, de Minas.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Judô