Siga o OTD

Judô

Rafaela Silva volta com ippon, vence Jéssica Pereira e vai ao Brasileiro

Duelo marcou o retorno oficial da campeã olímpica após cumprir dois anos de suspensão por doping.

Rafaela Silva Jessica Pereira Grand Slam de Baku judô ao vivo
Foto: Helena Rebello

A judoca Rafaela Silva será a representante do Rio na categoria Leve (57kg) no Campeonato Brasileiro Sênior de Judô. Em seletiva única realizada pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) neste domingo (24), a campeã olímpica e mundial venceu a judoca Jéssica Pereira por 2 a 0 no melhor de três. 

“Hoje está fazendo dois meses que voltei a treinar, sabia que seria difícil, mas também sabia que eu estava em casa. Foi muito especial representar a nação Rubro-Negro, não conhecia os novos atletas, mas em todos os momentos que precisei, eles me ajudaram”, disse Rafaela após a vitória. 

O duelo, que marcou o retorno oficial de Rafaela Silva que cumpriu dois anos de suspensão por doping, também foi a estreia da judoca pela equipe do Flamengo. Com a vitória, ela se garantiu entre os 14 representantes do Rio no Campeonato Brasileiro de Judô.

“Só eu sei o que passei nesses dois anos em casa vendo as competições acontecerem, meu nome não aparecia na lista e parecia que dois anos não iria passar nunca. Não preciso mencionar nomes, mas hoje só sinto gratidão a todos e principalmente a Deus, clube e todo mundo que estiveram ao meu lado”, declara Rafaela.

As lutas

A primeira luta começou bem disputada, mas não por muito tempo. As judocas passando grande parte do tempo se estudando, até Rafaela golpear Jessica aos 2min40s, imobilizando a atleta por 10 segundos e vencendo por ippon. Rafaela 1 a 0 Jessica. 

Já a segunda luta foi um mais cansativa. As judocas passaram boa parte do tempo abusando da inteligência, prolongando o duelo e tentando aplicar punições no adversário. Mas, mesmo com a estratégica, aos 3min51s, já no golden score, Rafaela venceu a luta aplicando um wazari, pontuando e finalizando a disputa. Rafaela 2 a 0 Jessica. 

“O retorno da Rafaela é muito significante para o judô do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. Ela sempre levou uma legião de fãs por todos os lugares que ela passa, ela em um grande clube brasileiro, sem dúvidas vai divulgar e espalhar a modalidade ainda mais”, disse o presidente do Jucinei Costa do FJERJ. 

Agora com Rafaela Silva (Flamengo), outros treze nomes já foram definidos pelo Rio em uma seleção que mistura grandes promessas, como as medalhistas no Mundial Sub-21, Rafaela Batista (48KG) e Luana de Carvalho (70KG), e figuras que já frequentam a seleção há algum tempo como, Gustavo Assis (90KG), Yasmim Lima (52KG) e Tamires Crude (63KG). 

 

Mais em Judô