Siga o OTD

Judô

Portela conquista a segunda medalha do Brasil em Almada

Ela ficou com o bronze na categoria até 70 quilos um dia depois do ouro de Rafaela Silva na até 57kg. Guilherme Schimidt chegou perto e ficou em quinto. Já Daniel Cargnin não teve uma boa estreia na nova categoria

Maria Portela judô medalha de bronze Grand Prix de Almada Portugal Guilherme Schimidt
(Gabriela Sabau/IJF)

A brasileira Maria Portela conquistou neste sábado (29) a segunda medalha do Brasil no Grand Prix de Almada de judô. Ela ficou com o bronze na categoria até 70 quilos. Na sexta-feira (28), Rafaela Silva levou o ouro na até 57kg, o primeiro pódio dela no circuito mundial depois de cumprir suspensão de dois anos. O segundo dia de competições em Portugal teve ainda destaque para Guilherme Schimidt, que chegou a disputar o bronze da até 81kg e ficou com a quinta colocação. O torneio termina no domingo (30) com mais quatro brasileiros.

Cabeça-de-chave número um no Grand Prix de Almada, Maria Portela inciou a campanha pela segunda rodada e venceu por ippon a ucraniana Yullia Kurshenko. A seguir, já nas quartas-de-final, sofreu um waza-ari da holandesa Jorien Visser e foi para a repescagem. Lá, a brasileira atual número seis do mundo derrotou a britânica Katie-Jemima Yeats-Brown, por waza-ari no golden score, garantindo vaga na disputa pelo bronze. Na luta da medalha, derrotou nas punições a sul-coerana Han Heeju e garantiu o lugar no pódio.

Cara nova

Guilherme Schimidt começou pela primeira rodada e precisou de duas vitórias para chegar nas quartas de final. Venceu ambas no solo, estrangulando o italiano Lorenzo Parodi e o português Manuel Rodrigues. Nas quartas, perdeu para Nicolas Chilard, da França, tomando um waza-ari a apenas dois segundos do fim. Assim, foi para repescagem, onde venceu de virada o ucraniano Mikhailo Svidrak. Tomou um waza-ari, empatou e depois aplicou um ippon. A seguir, perdeu o bronze nas punições para o japonês Yuhei Oino. Schimidt tem 21 anos e é uma das novas caras da seleção. Ele é natural de Brasília, treina no Minas e em 2021 foi vice-campeão do Grand Prix de Zagreb e campeão pan-americano.

Guilherme Schimidt judô Grand Prix de Almada Portugal
Schimidt, de branco, na luta do bronze contra Oino (Gabriela Sabau/IJF)

Estreia amarga

Daniel Cargnin, medalhista de bronze em Tóquio na categoria até 66 quilos, estreou na até 73kg no Grand Prix de Portugal. Enfrentou o francês Joan Gaba e conseguiu forçar duas punições ao adversário. Logo a seguir, a árbitra central do combate puniu o francês com um terceiro shido, o que terminaria o combate com vitória para o brasileiro. Porém, ela deu sequência ao confronto, gerando protestos. Segundo a Confederação Brasileira de Judô, aparentemente a mesa de arbitragem mandou retirar o shido, mas a árbitra não sinalizou o cancelamento da punição. Poucos segundo após a confusão, Daniel sofreu o ippon.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outros dois brasileiros lutaram neste sábado e também não avançaram em suas chaves. O estreante Julio Koda Filho (73kg) parou nas punições diante de Petru Pelivan, da Moldávia, e Aléxia Castilhos (63kg) não passou por Katarina Kristo, da Croácia. No domingo (30), último dia de competições no Grand Prix de Almada de judô, vão para o tatame em Portugal Beatriz Freitas (78kg), Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Juscelino Nascimento (+100kg). As primeiras lutas classificatórias começarão às 8h30, com finais sempre a partir das 14h, pelo horário de Brasília. Assista tudo ao vivo aqui pelo Olimpíada Todo Dia.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô