Siga o OTD

Assunção 2022

A 50 dias de Assunção 2022, Time Brasil avança na logística

Time Brasil avança na logística e define últimos nomes para os Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022

Assunção 2022 Brasil
(Foto: Divulgação/Assunção 2022)

Faltam apenas 50 dias para o início dos Jogos Sul-americanos Assunção 2022 e a delegação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) vai tomando forma. O Time Brasil tem hoje 467 atletas de 45 modalidades confirmados. Ao mesmo tempo, uma complexa operação logística já está a todo vapor para oferecer as melhores condições aos atletas brasileiros.

+ Canal Olímpico do Brasil vai transmitir Assunção 2022 ao vivo

O COB levará para Assunção 2022 o maior número de integrantes em uma missão no atual ciclo olímpico, o que exigirá uma desafiadora operação.

“No primeiro momento, o maior desafio foi conseguir encaixar uma competição multiesportiva dentro do planejamento de cada modalidade. Depois, juntar as demandas específicas de todas as modalidades e receber as informações de maneira correta do Comitê Organizador com a maior antecedência possível. Por fim, nos prepararmos para atender nossos atletas da melhor maneira possível”, disse Sebástian Pereira, chefe da Missão Assunção 2022.

Destaque nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, Stephanie Balduccini estará em Assunção

O COB realizou duas visitas precursoras à capital paraguaia esse ano. A primeira foi durante o Seminário de Chefes de Missão, onde foram confirmadas sedes, inscrições, datas de competição, dentre outras informações. E a segunda com a equipe de operações, para o Comitê mapear todas as necessidades, como acomodação, transporte, distância para os locais de competição. Ou seja, tudo que pudesse impactar o trabalho e se antecipar às situações que poderão surgir.

“De forma diferente de outros Jogos Sul-americanos, a responsabilidade do transporte terrestre em Assunção será de cada país. O Comitê Organizador disponibilizará um número de carros, vans e ônibus de acordo com o tamanho da delegação e cada Comitê se responsabilizará pelo deslocamento entre o local de acomodação e treinamentos e competições. Isso demanda uma responsabilidade enorme do COB para não termos problemas na chegada dos atletas em suas competições e treinamentos”, analisou Sebástian.

Bárbara Seixas/Carol Solberg vôlei de praia medalha de ouro Campo Grande circuito brasileiro de vôlei de praia Top 8
Bárbara Seixas e Carol Solberg vão representar o Brasil no vôlei de praia (Foto: FIVB)

Embarque no próximo mês

A primeira equipe do COB desembarca no Paraguai no dia 24 de setembro, uma semana antes do início da competição. O planejamento é que cada atleta chegue a Assunção dois dias antes do evento para os treinos finais. No dia seguinte à competição, parte do Paraguai para dar sequência ao seu planejamento.

“Estamos planejando espaços dentro do nosso hotel para que os atletas possam treinar e, assim, minimizar o deslocamento entre acomodação e treinamento. Já as delegações das modalidades que ficarão na subsede de Encarnación, que fica a cerca de 6h da capital paraguaia, chegarão com três dias de antecedência para que possam ter um tempo maior de descanso”, detalhou Pereira.

Últimos convocados

As últimas modalidades a confirmarem os convocados para Assunção 2022 foram a natação, tiro esportivo e o vôlei de praia. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos enviará 28 atletas, 20 que estiveram no último Mundial, entre eles Guilherme “Cachorrão” Costa, medalha de bronze nos 400m livre e que quebrou cinco recordes em Budapeste, e Stephanie Balduccini, atleta brasileira que mais medalhas conquistou em Cali 2021 e Rosário 2022.

Hussein Daruich Copa do Mundo Júnior de tiro esportivo final fossa olímpica
Hussein Daruich, de apenas 14 anos, medalhou na Copa do Mundo sub-21 (Foto: Divulgação)

O tiro esportivo contará com o medalhista olímpico Felipe Wu e com a promessa Hussein Daruich, de 14 anos, medalhista na Copa do Mundo Júnior da Alemanha. Já o vôlei de praia terá as campeãs mundiais Ana Patrícia/Duda, e Bárbara Seixas/Carol Solberg, atuais líderes do ranking mundial da Federação Internacional (FIVB), como as duplas no feminino. No masculino, foram chamados Bruno Schmidt/Saymon e Arthur Mariano/Adrielson.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Assunção 2022