Siga o OTD

Assunção 2022

Rayan Castro conquista vaga olímpica para o Brasil na etapa de Cottbus

Rayan não avançou à final na Alemanha, mas pelos critérios matemáticos de ranking, garantiu a vaga olímpica no trampolim individual

Na imagem, Rayan Dutra Castro durante execução de saltos no trampolim.
Rayan Dutra Castro durante execução de saltos no trampolim. Foto: Instagram/ @rayancastro_

Uma grande notícia para o Brasil veio na semifinal da etapa de Cottbus, na Alemanha, da Copa do Mundo de Ginástica de Trampolim. Rayan Dutra conquistou a vaga olímpica para o país através dos critérios de ranking. Na classificação, não avançou à final, mas como seus concorrentes diretos ficaram abaixo de sua colocação, o Time Brasil tem mais um representante em Paris!

Neste sábado (23), aconteceram as semifinais da prova individual da ginástica de trampolim. No masculino, Rayan Dutra estava entre os 24 melhores e se apresentou no ginásio alemão. O ginasta ficou com a 16ª colocação com 29,380 pontos e não avançou entre os oito finalistas. Apesar disso, como ficou a frente dos concorrentes diretos Angél Hernandez, da Colômbia, e Danil Mussabayev, do Cazaquistão, o brasileiro garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Angél ficou com a 18ª colocação, com 23,630, enquanto Danil sequer avançou para a semifinal. Apenas o norte-americano Aliaksei Shostak, outro pleiteante à vaga dos que estavam abaixo de Rayan, foi melhor e avançou à final, com 59,580 pontos e a quinta colocação.

Como vem a classificação

Esta foi a última etapa da Copa do Mundo da corrida olímpica da ginástica de trampolim. Nas etapas anteriores, Rayan tinha 40 pontos somados e a 13ª colocação no ranking. Como há o limite de duas vagas por país, o brasileiro garantiu um lugar entre os nove classificados.

Competição feminina

No feminino, Camilla Gomes estava em busca da segunda vaga brasileira, já que a primeira foi garantida por Alice Gomes no a no passado. Porém, com 17,160, ficou em 21º lugar, não avançou para a final e, consequentemente, não conseguiu mais um lugar para o país nos Jogos Olímpicos. Alice, por sua vez, ficou em 15º com 53,400 e também ficou de fora da final na Alemanha.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Assunção 2022