Siga o OTD

Assunção 2022

Copa Brasil define 14 atletas nos Jogos Sul-Americanos

Copa Brasil de wrestling define os 14 atletas que representarão o país nos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022

Giullia Penalber ouro Ranking Series Wrestling Jogos Sul-Americanos Assunção 2022
(Foto: Arquivo/UWW)

A Copa Brasil definiu os lutadores que representarão o Brasil no wrestling nos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022, em outubro. A competição, realizada nesta sexta-feira (12), em Brasília, contou com a participação de mais de 200 atletas, e colocou 14 atletas brasileiros na competição multiesportiva continental.

+ Guilherme Morais para nas oitavas do Mundial Júnior de judô

Ao todo, 14 das 30 categorias em disputa tiveram vagas para os Jogos Sul-Americanos de Assunção em jogo. O número foi definido pelo Comitê Olímpico do Brasil e os pesos foram definidos de acordo com a participação no Pan-Americano Sênior de Wrestling 2022. No estilo greco-romano, as seis categorias olímpicas foram contempladas (60kg, 67kg, 77kg, 87kg, 97kg e 130kg). No estilo livre feminino, cinco divisões de peso valeram vaga (53kg, 57kg, 62kg, 68kg e 76kg). Já no estilo livre masculino, três categorias garantiram (74kg, 86kg e 125kg).

Para garantir vaga nos Jogos Sul-Americanos, era preciso que o campeão do Brasileiro Sênior 2022 fosse o mesmo da Copa do Brasil. Em caso de vencedores diferentes, a vaga seria definida em melhor de três lutas entre os dois campeões.

Joilson Júnior Copa Brasil Wrestling luta greco romana
Joilson Júnior foi ouro em Cochabamba-2018 (Arquivo/Tony Rutondo/UWW)

Medalhistas de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2018, Joilson Junior (77kg), Giullia Penalber (57kg) e Laís Nunes (62kg) confirmaram suas vagas em Assunção-2022 com os títulos de suas respectivas categorias no estilo greco-romano (ele) e no estilo livre (elas). Joilson bateu o campeão pan-americano sub-20 Guilherme Porto na final, enquanto Giullia superou Mayara Pereira e Laís ganhou de Rayanne Silva.

Disputa feminina

Entre as mulheres, Gracyenne Helena levou o ouro na categoria até 53kg. Kamila Barbosa, multicampeã na categoria até 50kg, subiu de peso para a disputa da Copa Brasil, com o objetivo de ir a Assunção 2022. Ela acabou derrotada na final por Gracyenne, ficando sem a vaga. Na 68kg, Thamires Machado ficou com a vaga, enquanto Ruthy Hellen dos Santos se classificou para o torneio continental na 76kg.

Greco-romana

Entre outros, Erivan Constantino Rocha confirmou a vaga na categoria até 60kg da greco-romana. Na até 67kg, Calebe Corrêa venceu a Copa Brasil e precisou fazer uma melhor de três com Kenedy Pedrosa, vencedor do Brasileiro Sênior. Marcos Silva venceu a categoria até 130kg da Copa Brasil e enfrentou Edouard Soghomonyan, vencedor do Brasileiro, para ficar com a vaga.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Pelo estilo livre masculino, Cesar Alvan, medalhista de ouro, e Dom Juan Ferreira, medalhis de bronze, fizeram o duelo para a vaga da categoria até 74kg nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, com César levando a melhor. Giovanni Piazza ficou com a vaga na 86kg e Guilherme Pradella se classificou na 125kg.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Assunção 2022