Siga o OTD

Parapan 2019

Com Tóquio como meta, Brasil busca feito inédito em Lima

Para chegar na Paralimpíada, Brasil só pode ficar atrás somente dos Estados Unidos e sonha com a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019

Marcelo Regua/MPIX/CPB

Depois de terminar com a medalha de prata nas duas últimas edições dos Jogos Parapan-Americanos, o Brasil sabe o que quer no vôlei sentado feminino em Lima 2019. Para disputar a Paralimpíada de Tóquio no próximo ano, a Seleção Brasileira precisa terminar a competição somente atrás dos Estados Unidos, que já tem vaga assegurada para os Jogos Paralímpicos.

“A meta principal é a vaga para Tóquio 2020. Os joggos Parapan-americanos tem essa prerrogativa que é o classificatório das Américas para as Paralimpíadas e a gente já quer conquistar isso agora”, comentou José Guedes, técnico da equipe feminina de vôlei sentado do Brasil.

A meta parece baixa para o país que ocupa a terceira colocação no ranking mundial da modalidade, de acordo com a última atualização. Porém, a questão é que o país que está na liderança também disputa os Jogos Parapan-Americanos. Atual bicampeão do Parapan, campeão da Paralimpíada de 2016, onde o Brasil acabou com a medalha de bronze, e vice-campeão mundial, os Estados Unidos são a pedra no sapado do Brasil na competição continental.

“Tomando como referência as últimas competições e o próprio ranking mundial Brasil e Estados Unidos são os favoritos para a final e, chegando na decisão, pensamos em subir um pouco mais no pódio, com a conquista inédita da medalha de ouro no feminino”, comentou José Guedes.

Ciclo da confirmação

Após os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, em 2011, o Brasil viveu um período de crescimento no cenário mundial do vôlei sentado feminino. Desde a competição a Seleção Brasileira conquistou duas pratas em edições do Parapan (2011 e 2015), foi duas vezes quinto lugar no Mundial da modalidade (2014 e 2018) e ficou com a histórica medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

No ciclo visando Tóquio 2020, José Guedes vê que é o momento do Brasil, mesmo com a equipe um pouco renovada olhando todas os feitos já realizados, deixar de ser uma seleção que está em crescimento para se afirmar perante as demais no mundo. O Brasil é uma equipe que está em ascensão no cenário mundial, isso aconteceu no ciclo de 2016 e nós precisamos ratificar o nível brasileiro neste ciclo para Tóquio”, finalizou o treinador.

CALENDÁRIO  GUIA DO PARAPAN  NOTÍCIAS

A modalidade

No vôlei sentado, podem competir homens e mulheres que possuam alguma deficiência física ou relacionada à locomoção. São 6 jogadores em cada time, divididos por uma rede de altura diferente e em uma quadra menor do que na versão olímpica da modalidade. Os sets têm 25 pontos corridos e, o tie-break, 15. Ganha a partida a equipe que vencer três sets. A quadra mede 10m de comprimento por 6m de largura. A altura da rede é de 1,15m no masculino e 1,05m no feminino. É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos. No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD).

Classificação dos atletas

Os jogadores são divididos em dois grupos, de acordo com o grau de limitação ocasionado pela sua deficiência. Os com amputações e com problemas locomotores mais acentuados são classificados como VS1. Já os que possuem deficiências quase imperceptíveis como problemas de articulações leves ou
pequenas amputações nos membros são classificados como VS2. Cada equipe só pode contar com dois jogadores da classe VS2 no time. E os dois não podem estar em quadra ao mesmo tempo.

Formula de disputa dos Jogos Parapan-Americanos

Na chave masculina seis países disputam a competição, Brasil, Peru, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos e Colômbia. Na primeira fase do torneio todo jogam contra todos, os quatro melhores classificados se classificam para a semifinal, com os vencedores disputam o ouro e os perdedores jogando pela medalha de bronze.

Já no feminino são quatro os países participantes, sendo eles Brasil, Canadá, Estados Unidos e Peru. Assim como entre os homens, na primeira fase dos Jogos Parapan-Americanos todos duelam contra todos, definindo a ordem de classificação. Nas semifinais, o primeiro enfrenta o quarto e o segundo mede forças com o terceiro. Os vencedores se garantem na decisão da competição e os derrotados se enfrentam pelo terceiro lugar.

Mais em Parapan 2019