Siga o OTD

Parapan 2019

Parapan 2019: tocha é acesa a três dias do início do torneio

Com a presença de autoridades do paradesporto, tocha é acesa em Lima a três dias dos Jogos Parapan-Americanos

A tocha parapan-americana, símbolo que incorpora o espírito de festa para os esportes mais importantes do continente, foi acesa na tarde desta terça-feira (20), no Templo de Pachacámac, em evento que recuperou os aspectos milenares da cidade de Lima.

A partir de amanhã, a chama inicia sua trajetória e passará pelos lugares mais emblemáticos da capital peruana. A cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos acontecerá nesta sexta-feira (23), às 21h (de Brasília). O Olimpíada Todo Dia estará lá com uma cobertura especial da maior competição esportiva das Américas.  

A realização do marco contou com a presença de autoridades importantes da comunidade pan-americana. O presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons, participou da festividade; além dele, também compareceram a presidente do Comitê Paralímpico das Américas, Julie Dussliere; o presidente do Comitê Organizador de Lima 2019, Carlos Neuhaus; o prefeito de Lima, Jorge Muñoz; Lucha Villar, presidente da Associação Paralímpica Nacional do Peru; prefeitos distritais, autoridades dos Comitês Paralímpicos que estão no país, bem como o chefe do Conselho Nacional para a Integração das Pessoas com Deficiência (CONADIS), Darío Portillo e a diretora do Museu Pachacámac, Denise Pozzi Escot, completaram a extensa lista de convidados.

Carlos Neuhaus destacou toda a história por trás dos locais escolhidos pela organização do torneio, que manterá vivo o apelo promovido anteriormente pelos Jogos Pan-americanos. “Estamos orgulhosos de acender esta chama. Desta vez, estamos em um lugar como Pachacámac, com mais de 1500 anos de história. Qual outro local para fazer isso a não ser aqui, um centro cerimonial e religioso? Esta tocha passará por Lima e visitará lugares emblemáticos. Esta é uma amostra da nossa cultura. Por isso, também queremos que as delegações tirem a melhor lembrança de suas vidas”, disse.

Por sua vez, o chefe da APC, Lucha Villar, disse que “os Jogos de Lima 2019 serão os mais modernos, diversos e inclusivos, que mostrarão acessibilidade e o melhor para os atletas do continente. Esta luz que acende brilhará em todas as ruas que passar, contando com pessoas que representarão os valores do esporte. Os Jogos unirão todas as culturas no Peru”, contou.

Com a representação da narrativa inca, o evento criou uma atmosfera festiva onde os presentes conseguiram se conectar com os mais de dois mil anos de tradições, liturgias e expressões artísticas que definiram a cultura peruana até os dias atuais.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Parapan 2019