Siga o OTD

Parapan 2019

Atletas brasileiros são recebidos na Embaixada do país no Peru

Rodrigo Baena Soares, embaixador do país no Peru, desejou boa sorte ao atletas presentes na comitiva antes do início dos Jogos Parapan-Americanos

Crédito: Daniel Zappe/Exemplus/CPB

A diretoria executiva do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e quatro atletas que representarão o país nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 foram recebidos na tarde desta terça-feira, 20, na Embaixada do Brasil no Peru. A recepção foi feita pelo embaixador Rodrigo Baena Soares, que desejou boa sorte aos atletas Petrúcio Ferreira (atletismo), Leomon Moreno (goalball), Mariana D’Andrea (halterofilismo) e Iranildo Espíndola (tênis de mesa).

A cerimônia de abertura do evento ocorrerá nesta sexta-feira, 23. O Parapan de Lima seguirá até 1º de setembro. O Brasil será representado por 337 atletas e conta com uma delegação total de 513 pessoas – um número recorde na história da competição continental.

O presidente do CPB, Mizael Conrado, foi acompanhado pelo vice-presidente Ivaldo Brandão, pela secretária-geral Naíse Pedrosa, pelo superintendente Nelson Hervey, além chefe de missão e diretor-técnico Alberto Martins da Costa. “É sempre uma felicidade grande estar na Embaixada Brasileira às vésperas de uma competição tão importante, pois esta é a maior referência do nosso país que temos quando estamos fora”, disse Mizael Conrado.

“É uma honra enorme recebê-los, pois sou testemunha do esforço e da dedicação de vocês. Costumamos ganhar muitas medalhas e é inspiradora a qualidade dos atletas que produzimos. Procurarei estar presente em todos os jogos que eu puder”, completou o embaixador Rodrigo Baena.

Todas as 17 modalidades do Parapan terão representantes nacionais. O Brasil busca repetir o feito das três últimas edições dos Jogos continentais. Desde o Rio 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim em 2007, em Guadalajara 2011 e em Toronto 2015. Neste último, foram obtidas 257 medalhas, das quais, 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.

Mais em Parapan 2019