Siga o OTD

Pan Júnior - Cáli 2021

Ouro, prata e bronze para os brasileiros no último dia do caratê

Giovani Felipin foi campeão na categoria acima dos 84 quilos vencendo cinco de cinco lutas; já Lucas dos Santos perdeu para atleta dos EUA a final da até 60 e Rafaela Silva parou na semi na acima de 68kg

Giovani Felipin caratê medalha de ouro Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli Pan
Giovani Felipin venceu as cinco lutas que fez na Colômbia (Luiza Moraes/COB)

O brasileiro Giovani Felipin conquistou a medalha de ouro na categoria acima dos 84 quilos do caratê nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli, na Colômbia. Ele venceu o mexicano Pablo Palomino por 2 a 1 neste domingo (5) com o segundo ponto sendo marcado a sete segundos do fim. Lucas dos Santos também fez final, na até 60 quilos, e perdeu por 1 a 0 para Frank Ruiz, dos Estados Unidos, ficando com a prata. Já Rafaela Silva, na acima dos 68kg, perdeu a semi para a peruana Gianella Fernandez por 3 a 1 e terminou com o bronze.

Giovani Felipin venceu todas as lutas que fez no caraté dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli. Na fase de classificação foram três. Primeiro fez 1 a 0 sobre o mesmo mexicano da final, depois o mesmo placar contra o canadense Émile Desrosiers e, por fim, 8 a 0 em cima de Parth Kansara, dos Estados Unidos. Nas semifinais, disputadas também neste domingo, ele derrotou o boliviano Nicolás Arispe por 1 a 0 e foi para a disputa do ouro.

+ Pedro Samuel Silva fecha o wrestling com o bronze

Medalha de prata

Lucas dos Santos começou bem a campanha dele na competição e venceu por 4 a 1 a primeira luta, contra o equatoriano Jesus Enrique Zambrano. A seguir, aplicou 2 a 0 no costa-riquenho Reine Mora e perdeu a terceira e última da fase de classificação para o peruano Kurt Vargas no senshu após empate por 1 a 1. Ou seja, o adversário venceu por ter pontuado primeiro. Apesar da derrota, Lucas ficou em primeiro a fase de grupos e, na semifinal, passou pelo venezuelano Alejandro Hernandez por decisão dos juízes após a luta terminar sem pontuação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Bronze de Rafaela

Já Rafaela Silva garantiu efetivamente a medalha no sábado (4) após se classificar para a semifinal. No caratê não há disputa do bronze, então os dois derrotados nas semifinais ficam com a medalha. A brasileira chegou em uma delas após ficar em segundo na fase de grupos. Venceu três dos quatro combates que vez, inclusive sobre a mesma Gianella, por 3 a 0. A peruana foi a terceira melhor com duas vitórias em quatro lutas. O outro bronze ficou com a hondurenha Andrea Mendez.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Pan Júnior - Cáli 2021