Siga o OTD

Pan Júnior - Cáli 2021

Após ouro em Cáli, Sandy Macedo foca na vaga olímpica em Paris

Ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli, Sandy Macedo, do taekwondo, está no primeiro ano na categoria adulta e sonha com Paris 2024

Sandy Macedo Taekwondo Bósnia pódio Milena Titoneli Paulo Ricardo Melo
(facebook/sandymacedotkd/arquivo)

O recorte recente da carreira de Sandy Macedo é muito positivo. Medalhista na Olimpíada da Juventude de 2018, em Buenos Aires, a atleta do taekwondo vem colocando, cada vez mais, seu nome entre as melhores do continente em sua categoria e, com isso, vai deixando o status de promessa para realidade. A última conquista foi a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli que a garantiu em Santiago 2023. Sobre a conquista, Sandy foi direta. “É um passo muito grande para a minha carreira”.

-Calderano vence e já faz a melhor campanha do país em um Mundial

Aos 20 anos de idade, Sandy Macedo passa por um momento difícil e complicado para a grande maioria dos atletas, que é a transição entre os treinos e competições na categoria de base para o adulto. Desde a conquista da medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018, a brasileira vem passando pelo processo e se vê completamente diferente hoje. “Eu tenho uma cabeça completamente diferente. Estou muito mais madura do que estava em 2018. Meus treinos e meu modo de preparação mudou. Sou “outra Sandy Macedo”. Lutei muitas competições neste período, com muitas atletas importantes, top 10 do mundo. Posso dizer que estou muito mais alegre e a conquista de Cali é um passo muito grande na minha carreira”.

Sandy Macedo competindo nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018 (Divulgação COB)

Tudo precisa ser rápido para Paris

Sandy Macedo luta na categoria até 57kg no taekwondo, uma das mais leves da modalidade. Por conta disso, uma das marcas das atletas é a velocidade nos movimentos e nas tentativas de golpe. No caso da brasileira, a velocidade vai para além dos tatames. 

Em 2021, Sandy Macedo está no primeiro ano na categoria adulta e, apesar de ter participado de algumas competições e ter somado pontos para a corrida olímpica de Tóquio, o ciclo para Paris 2024 é o primeiro da atleta brasileira. Como faltam apenas dois anos e meio para os Jogos Olímpicos da França, a lutadora do Brasil sabe que alguns processos precisam ser acelerados. 

Divulgação COB

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK

“Eu estou no meu primeiro ano de adulto. Por ser um ciclo menor, já fui para fora, disputei algumas competições pelas américas e na Europa, consegui alguns resultados importantes e amadureci.Para Paris 2024 eu quero conquistar a vaga através do ranking e sei que preciso melhorar ainda mais para isso”. Para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o taekwondo classificou as seis primeiras colocadas de cada uma das categorias olímpicas. 

Mais em Pan Júnior - Cáli 2021