Siga o OTD

Pan Júnior - Cáli 2021

Delegação nos Jogos Pan-Americanos da Juventude tem 12 atletas olímpicos

Missão mira vagas para Santiago-2023 e maior rodagem para a nova geração

Pâmela Rosa é bicampeã mundial de skate street
(Instagram/pamelarosaskt)

A primeira edição dos Jogos Pan-americanos da Juventude Cali-2021 marca oficialmente o início do novo ciclo olímpico para o Brasil. Com o objetivo de garantir algumas vagas para Santiago-2023 e dar maior experiência internacional a uma geração promissora, a delegação terá 12 atletas olímpicos em meio aos 358 convocados.

“A equipe que está em Cali é bastante qualificada, permitindo que busquemos bons resultados e o maior número possível de vagas para o Pan de Santiago. Isso sem falar que alguns nomes que se destacarem agora certamente estarão em Paris 2024”, diz o vice-presidente do COB e Chefe de Missão em Cali, Marco La Porta.

A relevância esportiva de Cali 2021 é justificada ainda pela distribuição de vagas, sobretudo em provas individuais, para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Dentre as 38 modalidades que o Brasil está inscrito, somente três não são classificatórias para o evento na capital chilena: esgrima, handebol e nado artístico.

Mas a nova geração terá uma oportunidade única para a retomada de suas carreiras, após quase dois anos de pandemia. “A falta de competições nesta etapa da formação esportiva dos atletas pode gerar inúmeras implicações para suas carreiras. Em Cali, eles terão a chance de se apresentar, buscar maior espaço internacional e participar de um evento multiesportivo, convivendo com atletas de outros esportes e, em certas modalidades, enfrentando adversários de bom nível técnico”, explica o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara.

+ OTD vai comentar Pan da Juventude no Canal Olímpico

Kawan pereira saltos ornamentais plataforma 10 m jogos olímpicostóquio
Kawan Pereira foi à final dos saltos ornamentais em Tóquio (Gaspar Nobrega/COB)

Sai de baixo!

Apesar de ser uma competição sub-23, a delegação brasileira conta com 12 atletas que estiveram nos Jogos de Tóquio: Pâmela Rosa, do skate; Kawan Pereira, dos saltos ornamentais; Ana Vieira, Beatriz Dizotti, Breno Correia, Matheus Gonche e Stephanie Balduccini, da natação; e Chayenne da Silva, Ketiley Batista, Lucas Vilar, Matheus Correa e Tiffani Marinho, do atletismo.

Nomes de peso também estão presentes fora dos campos de jogo. Renan Dal Zotto (vôlei masculino), Marcos Goto (ginástica artística masculina) e Marco Vasconcelos (badminton) são três dos grandes treinadores do país na atualidade.

Medalha todo dia!

A delegação que vai competir em Cáli-2021 ainda conta cinco medalhistas do Pan de Lima-2019. Bruna Wurts, ouro na patinação artística; Breno Correia, ouro nos 4x100m livre e 4x200m livre), prata nos 200m livre, 4x100m livre misto e 4x100m medley; Lays da Silva, ouro no basquete feminino, Jaqueline Lima, bronze nas duplas femininas e nas duplas mistas do badminton; Fernanda de Goeij, bronze nos 4x100m medley.

Bruna Wurts, patinação artística, medalha de ouro. Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Local: Videna, em Lima, no Peru. Data: 27.07.2019. Crédito : Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Futuro olímpico

Outros 25 atletas participaram disputaram os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018:

Atletismo: Bruna Vieira de Jesus (dardo), Letícia Lima (200m), Lissandra Campos (salto em distância), Nerisnélia dos Santos Souza (salto triplo), Adrian Vieira (110m com barreiras), Caio de Almeida Teixeira (400m com barreiras), Douglas Hernandes (400m), Elton Petronilho (salto em altura), Lucas Vilar (200m) e Lucas Rodrigues da Silva (100m e 200m);
Badminton: Jaqueline Lima (duplas mistas e simples);
Canoagem velocidade: Diego Araújo do Nascimento (C2 1.000);
Ciclismo BMX: Maitê Naves;
Ciclismo Pista: Amanda Kunkel;
Natação: Ana Carolina Vieira (100m e 200m livre), Fernanda De Goeij (200m costas, 200m e 400m medley), Maria Luiza Pessanha (200m borboleta, 100m e 200m costas), Rafaela Raurich (200m livre, 100m e 200m borboleta) e Lucas Peixoto (50m e 100m livre);
Taekwondo: Sandy Macedo (57kg);
Tiro com arco: Ana Luiza Caetano (recurvo) e Mateus de Carvalho Almeida (recurvo);
Triatlo: Giovanna Lacerda;
Vela: Giovanna Prada (IQ Foil);
Wrestling: Igor Queiroz (97kg – greco-romana).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Pan Júnior - Cáli 2021