Siga o OTD

Pan Júnior - Cáli 2021

Brasil sofre gol no último segundo e perde para Cuba no Pan Júnior

Seleção júnior leva gol no último segundo e cai por 30 a 29 para as rivais caribenhas

Brasil e Cuba - Cali 2021 - Pan Junior - COlombia
Derrota dura do BRasil na estreia para Cuba (William Lucas/COB)

Um começo dolorido para a seleção júnior do Brasil de handebol feminino. Na estreia dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, na Colômbia, o Brasil tomou uma virada de Cuba em um jogo que chegou a vence por cinco gols de diferença e perdeu por 30 a 29.

A partida, que teve terá transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e comentários de Fernando Gavini, idealizador do OTD, teve como grande destaque a cubana Yenifer Toledo, autora do gol da vitória de seu país no último segundo

Com apenas 21 anos, mas com a experiência de ter disputado o Mundial adulto de 2019 e de ter conquistado a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Toledo marcou 13 gols no jogo. Para se ter uma ideia da diferença que ela fez, a artilheira brasileira foi a ponta esquerda Fernanda Paulino com seis gols.

+ OTD vai comentar Pan da Juventude no Canal Olímpico

Mais altas e fisicamente mais fortes do que as brasileiras, as cubanas começaram a partida se impondo, mas esbarraram na excelente atuação da goleira Geandra. Apesar da dificuldade para marcar Toledo, o Brasil foi, aos poucos, equilibrando o duelo na base da velocidade e da habilidade. Não fosse a afobação da equipe em determinados momentos e a falta de calma para definir algumas jogadas, a seleção brasileira poderia ter ido para o vestiário com uma vantagem maior, mas foi para o intervalo vencendo por 15 a 14.

Brasil perde de virada para Cuba na estreia Jogos Pan-Americanos Júnior
Geandra em ação na estreia do Brasil em Cali (William Lucas/COB)

No segundo tempo, Toledo, que marcou oito gols no primeiro tempo, foi melhor marcada especialmente por Marcela, que fez uma ótima partida do ponto de vista defensivo. Com a craque adversária menos decisiva, o Brasil cresceu no jogo e chegou a dar a pinta de que poderia vencer com tranquilidade.

+Pâmela Rosa e Breno Correia serão os porta-bandeiras na Abertura do Pan Jr de Cali

Maria Grasielly, a MVP da última edição da Liga Nacional, que foi discreta na etapa inicial, jogou muito bem o segundo tempo, acompanhada pela mão calibrada e potente de Maria Paula. Assim, a seleção brasileira chegou a cinco gols de diferença, mas não soube aproveitar os momentos em que teve vantagem numérica em quadra do mesmo jeito que Cuba fez quando ficou com uma mais.

Nos momentos em que o Brasil teve alguma jogadora excluída por dois minutos, Cuba foi diminuindo a diferença até que conseguiu o empate muito perto do final. Quando faltavam 43 segundos, o jogo ficou paralisado porque a arbitragem estava tendo problemas com o relógio, tempo que as caribenhas aproveitaram para bolar a estratégia para os momentos finais.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Quando o relógio voltou a funcionar, as cubanas souberam aproveitar a posse de bola para tentar um último arremesso e deixar o Brasil com pouco tempo para revidar. Na primeira tentativa de Toledo, Geandra defendeu, mas as brasileiras cometeram falta e a bola voltou para Cuba. Faltava pouquíssimos segundos e outra vez a bola foi para Toledo, que desta vez, no entanto, soltou a bomba no ângulo para marcar um golaço e garantir a vitória de Cuba por 30 a 29.

Ao final da primeira rodada do Grupo B do torneio de handebol feminino dos Jogos Pan-Americanos Júnior, o Brasil está na terceira colocação, enquanto Cuba está em segundo. A liderança, por saldo de gols, é do Paraguai, que bateu a República Dominicana por 49 a 26.

Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para a semifinal. O Brasil joga nesta quarta contra a República Dominicana às 19h e na quinta às 15h contra o Paraguai. Pelo Grupo A, o Chile venceu a Colômbia por 32 a 26 e a Argentina empatou com o México em 32 a 32.

Mais em Pan Júnior - Cáli 2021