Siga o OTD

Futebol

Em fim eletrizante, Espanha derrota a Suécia e vai à final da Copa

Com três gols no fim, Espanha vence a Suécia e se classifica para a final da Copa do Mundo pela primeira vez

Jogadoras da Espanha comemoram vitória sobre a Suécia na Copa do Mundo Feminina
(Fotos: Twitter/FIFA)

A Espanha é a primeira finalista da Copa do Mundo Feminina de 2023! Com um final de jogo eletrizante, a Fúria derrotou a Suécia por 2 a 1, nesta terça-feira (15), no Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, e se garantiu na decisão do Mundial pela primeira vez em sua história. Paralluelo abriu o placar, Blomqvist empatou e Olga Carmona marcou o segundo gol espanhol. Tudo isso aconteceu no intervalo dos dez últimos minutos de partida.
+ Tabela da Copa do Mundo de futebol feminino

Fazendo a melhor campanha de sua história em Copas do Mundo de futebol feminino, a Espanha agora aguarda o vencedor do confronto entre Austrália e Inglaterra para saber quem enfrentará na final. O duelo semifinal entre as donas da casa e as atuais campeãs europeias acontecerá nesta quarta-feira (16), às 07h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Sydney. A final ocorrerá neste mesmo local, no domingo (19), às 07h.

Espanha e Suécia na semifinal da Copa do Mundo de futebol feminino
Jogo entre Espanha e Suécia foi disputado (Foto: Twitter/FIFA)

Como foi a semifinal

Assim como aconteceu no duelo contra a Holanda nas quartas de final, a Espanha deixou as emoções reservadas para o fim na semifinal. Depois de um primeiro tempo pouco movimentado, a segunda etapa teve chances de gols para as duas equipes. No entanto, o placar só foi ser aberto aos 36 minutos, com Salma Paralluelo, a mesma jogadora que fez o gol decisivo contra a Holanda na fase anterior, já na prorrogação.

Após cruzamento de Hermoso, a zaga sueca afastou mal e a bola sobrou para Paralluelo, que chutou de chapa, no canto esquerdo da goleira Musovic. A partir daí, a Suécia se lançou ao ataque e não demorou muito para chegar ao gol de empate. Rolfo deu um balão para dentro da área, Hurtig escorou e Blomqvist pegou bonito, também de chapa, para estufar as redes, aos 42 minutos de partida.

Paralluelo fez o primeiro gol da Espanha contra a Suécia na semi da Copa de futebol feminino
Paralluelo voltou a ser decisiva (Foto: Twitter/FIFA)

Entretanto, a euforia sueca demorou pouquíssimo tempo. Já na saída de bola, a Espanha conseguiu um escanteio e, em cobrança ensaiada, Olga Carmona chutou de fora da área e fez um golaço. A bola tocou no travessão antes de entrar. A Suécia ainda tentou novas investidas na reta final da partida, que teve arbitragem da brasileira Edna Alves Batista, mas não ofereceu perigo à meta espanhola. Assim, o placar terminou 2 a 1.

Espanha faz história

O resultado fez a Espanha se garantir na final da Copa do Mundo de futebol feminino pela primeira vez em sua história. Esta é apenas a terceira vez que o país participa da competição, tendo parado na fase de grupos em 2015 e caído nas oitavas de final em 2019. A Fúria foi campeã mundial sub-17 e sub-20 no ano passado e, agora, busca completar o triplete e dominar o futebol feminino de seleções mundial.

Comemoração das jogadoras da Espanha
Espanholas comemoram final inédita na Copa do Mundo Feminina (Foto: Twitter/FIFA)

Com o melhor ataque da competição, a Espanha chega na final com uma campanha de cinco vitórias e uma derrota. A equipe bateu a Costa Rica (3 a 0) e a Zâmbia (5 a 0) na primeira fase, antes de cair para o Japão com uma goleada de 4 a 0. Apesar disso, o time comandado pelo técnico Jorge Vilda cresceu no mata-mata e atropelou a Suíça nas oitavas de final, ganhando por 5 a 1. Depois, passou pela Holanda em 2 a 1 e, agora, bate a Suécia pelo mesmo placar.

Por outro lado, a Suécia cai na semifinal da Copa do Mundo Feminina pela quarta vez em sua história. Assim, repete o que aconteceu em 1991, 2011 e na última edição, em 2019. Em todas essas ocasiões, a equipe acabou com a medalha de bronze. Neste ano, a disputa de terceiro lugar ocorrerá no sábado (18), às 07h, contra o perdedor de Austrália e Inglaterra. O melhor resultado da Suécia em Copas do Mundo foi em 2003, quando perdeu a final para a Alemanha e foi vice-campeã.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Futebol