Falta pouco para conhecermos a nova campeã do mundo no futebol feminino. Depois de quatro emocionantes jogos, as semifinais da Copa do Mundo Feminina foram definidas neste sábado (12). A Espanha enfrentará a Suécia em um duelo de europeias, enquanto a anfitriã Austrália terá a Inglaterra pela frente. Os duelos acontecerão nas próximas terça e quarta-feira. Nenhuma das quatro seleções já venceu a competição anteriormente e, portanto, teremos uma campeã inédita.
- Com três pênaltis defendidos, São Paulo vai à final do Brasileiro A1
- Juliana Viana e Jonathan Matias são campeões do TOP 16
- Corinthians segura resultado, elimina Palmeiras e vai à final
- Paulo André perde do campeão do mundo e cai na repescagem
- Cerimônia de encerramento das Paralímpiadas celebra a inclusão
Vice-campeã em 2003, a Suécia se garantiu entre as quatro melhores equipes da competição após derrotar o Japão por 2 a 1 nas quartas de final. Illestedt abriu o placar no primeiro tempo e Angeldahl ampliou na segunda etapa, de pênalti. No fim, Hayashi descontou para as japonesas, que eram consideradas uma das favoritas até então. A Suécia chegou à quarta vitória em cinco jogos (passou pelos Estados Unidos nos pênaltis).
Esta é a quinta vez que a Suécia chega na semifinal da Copa do Mundo Feminina. A equipe, que participou de todas as nove edições da competição até aqui, foi vice-campeã em 2003, perdendo a final para a Alemanha, e ficou com o bronze nas edições de 1991, 2011 e na última edição, em 2019. Sua próxima adversária será a Espanha, que faz sua melhor campanha na história das Copas.
A Espanha chegou na semifinal depois de passar pela Holanda por 2 a 1, em um duelo decidido na prorrogação. Caldentey abriu o placar para as espanholas já na reta final do jogo, mas Stefanie van der Gragt empatou nos acréscimos da segunda etapa. No tempo extra, Paralluelo fez o gol da vitória espanhola. O duelo entre Suécia e Espanha acontecerá na terça-feira (15), às 05h (horário de Brasília), em Auckland.
Matildas seguem vivas
A outra semifinal será entre a anfitriã Austrália e a campeã europeia Inglaterra, na quarta-feira (16), às 07h (horário de Brasília), em Sydney. A Austrália se classificou para esta fase pela primeira vez em sua história após vencer a França nos pênaltis. O jogo ficou empatado em 0 a 0 e, depois de 20 cobranças, a equipe oceânica levou a melhor em 7 a 6. A goleira Mackenzie Arnold fez duas defesas.
A beautiful moment as @cortneev9 makes history for Australia. 🎯@Xero | #FIFAWWC pic.twitter.com/HgeTS5pe87
— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) August 12, 2023
Por fim, a Inglaterra despachou a última representante sul-americana viva na competição, a Colômbia, por 2 a 1. Las Cafeteras até saíram na frente com gol de Leicy Santos na reta final do primeiro tempo, mas Lauren Hemp empatou seis minutos depois, após uma falha da goleira Catalina Perez. No segundo tempo, Alessia Russo marcou aos 18 minutos e deu números finais à partida. É a terceira vez consecutiva que a seleção inglesa chega nas semifinais da Copa do Mundo Feminina.
Semifinais da Copa do Mundo Feminina:
Espanha x Suécia – terça-feira (15/08), às 05h
Austrália x Inglaterra – quarta-feira (16/08), às 07h