Siga o OTD

Tóquio 2020

Pré-Olímpico de basquete masculino: conheça os finalistas de três chaves

Kaunas, Split e Belgrado definem seus finalistas dos torneios Pré-Olímpicos: Brasil, Alemanha, Sérvia, Itália, Eslovênia e Lituânia

Pré-Olímpico de Belgrado
Simone Fontecchio, da Itália, nas semifinais de Belgrado. Foto: FIBA.

Brasil, Alemanha, Sérvia, Itália, Eslovênia e Lituânia são as seleções finalistas dos torneios Pré-Olímpicos de Split, Belgrado e Kaunas. Na chave do Canadá, as partidas ocorrem ainda hoje, entre Canadá e República Tcheca e Turquia e Grécia.

As partidas com os finalistas das chaves acontecerão neste domingo (04). Veja como foram os jogos deste sábado (03) em três delas, que colocaram as seleções na reta final para a conquista da vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Pré-Olímpico de Split

Na chave de Split, localizada na Croácia, Brasil e Alemanha se classificaram para a grande decisão. Na manhã deste sábado (03), a seleção brasileira garantiu a primeira vaga na final ao vencer o México por 102 a 74.

O cestinha da partida foi o ala-armador Vitor Benite, do Brasil, com 22 pontos, três assistências e seis bolas de três. Pelo lado mexicano, o ala-armador Paco Cruz foi destaque com 18 pontos, seis rebotes e seis assistências.

Mais tarde, na outra semifinal, Alemanha e Croácia se enfrentaram em busca da outra vaga na decisão. O duelo foi vencido pelos alemães por 86 a 76.

O cestinha alemão foi o armador Maodo Lo, com 29 pontos, além de quatro rebotes e oito assistências. Por outro lado, o ala Bojan Bogdanovic foi o destaque da seleção croata e cestinha da partida, com 38 pontos.

Próximo jogo do Pré-Olímpico de Split:

Final

  • Brasil x Alemanha – domingo (04), às 14h30.

Pré-Olímpico de Belgrado

Já na chave de Belgrado, localizada na Sérvia, a Itália e os donos da casa se classificaram para a grande decisão. Na manhã deste sábado (3), a seleção italiana garantiu a primeira vaga na final ao vencer a República Dominicana por 79 a 59.

O cestinha da partida foi o ala Simone Fontecchio, da Itália, com 17 pontos, cinco rebotes e três assistências. Pelo lado dominicano, o ala-armador Francis Ramírez terminou o jogo com 12 pontos e três rebotes, sendo o principal nome de sua equipe.

Na outra semifinal, Sérvia e Porto Rico se enfrentaram em busca da outra vaga na decisão. O duelo foi vencido pelos donos da casa, pelo tranquilo placar de 102 a 84.

O cestinha sérvio foi o armador Vasilije Micic, com 21 pontos, além de oito assistências. Por outro lado, o ala Isaiah Pineiro foi o destaque da seleção porto-riquenha e cestinha da partida, com 23 pontos, além de quatro rebotes.

Próximo jogo do Pré-Olímpico de Belgrado:

Final 

  • Sérvia x Itália – domingo (04), às 15h30.

Pré-Olímpico de Kaunas

A Eslovênia ganhou por 98 a 70, garantindo a vaga como uma das finalistas do Pré-Olímpico de Kaunas. A seleção europeia passou com facilidade pela Venezuela, imprimindo uma diferença no marcador de 18 pontos. Os eslovenos dominaram a partida, vencendo nos quatro períodos.

Mike Tobey, do Valencia, fez 27 pontos em seus 31 minutos disponível em quadra, além de agarrar 12 rebotes e ter um acerto de 60% nas cestas de três. Já Luka Doncic fez quatro pontos a menos que Tobey, mas deu 13 assistências e conseguiu nove rebotes para a seleção eslovena.

Na outra partida da chave da cidade de Kaunas, os anfitriões da Lituânia também passaram fácil pelo oponente, a Polônia. O placar foi de 88 a 69, com os lituanos vencendo três quartos da partida.

Domantas Sabonis foi o cestinha para os donos da casa, marcando 17 pontos. Pelo time polonês, A.J. Slaughter cravou 19. A Lituânia teve, ao total, 38 rebotes, enquanto a seleção da Polônia conseguiu agarrar apenas 20.

Próximo jogo do Pré-Olímpico de Kaunas:

Final 

As seleções finalistas de Kaunas jogam amanhã, na Zalgiro Arena.

  • Lituânia x Eslovênia – domingo (04), às 13h30.

Por Lucas Ardito e Alice Barbosa.

Mais em Tóquio 2020